STF decide que trabalhador portuário avulso tem direito a adicional de riscos
jun, 03, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202023
Nesta quarta-feira, 03 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o pagamento de adicional de riscos para trabalhadores portuários que prestam serviços de forma avulsa, sem vínculo empregatício com as empresas que operam nos terminais, é legal.
A maioria dos ministros do STF entendeu que o benefício, inicialmente previsto para empregados permanentes dos portos, também vale para outros trabalhadores da atividade portuária que exercem as mesmas funções.
O adicional de 40% sobre o valor do salário-hora está previsto no artigo 14 da Lei 4.860/1965, norma que trata do regime de trabalho nos portos.
O caso foi parar no STF após um recurso do Órgão de Gestão de Mão-de-Obra do Serviço Portuário Avulso do Porto Organizado de Paranaguá e Antonina (OGMO-PR) para anular a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que também garantiu o adicional aos trabalhadores portuários avulsos.
Fonte: Agência Brasil
-
Economia
maio, 17, 2022
0
Confira a lista de produtos que teve corte no imposto de importação
-
Grãos
jul, 14, 2022
0
Agricultores da Argentina fazem greve contra o governo
-
Fruta
set, 19, 2022
0
Exportações de suco de laranja em crescimento
-
Outras Cargas
nov, 25, 2024
0
Empresas estão em alerta: exportações de calçados caíram 17,8% até outubro