Comércio brasileiro de produtos de saúde com árabes é impactado pela Covid-19
jun, 12, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202024
A Covid-19 impactou o comércio de produtos de saúde do Brasil com os países árabes. O Brasil importa de países árabes itens como sondas, cateteres, seringas, tubos, reagentes e instrumentos, mas compras caíram no período de janeiro a março em função de fatores como menor realização de exames e cirurgias eletivas, problemas logísticos e alta do dólar.
Nos primeiros três meses deste ano, as importações brasileiras de produtos de saúde de países árabes somaram US$ 1 milhão, um recuo de 42,8% sobre os mesmos meses de 2019. Os países árabes dos quais o Brasil comprou foram Egito, Emirados, Marrocos e Tunísia. Os números são da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (Abraidi), com base em dados da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS).
Os valores compilados pela ABIIS – da qual a Abraidi faz parte – englobam produtos do universo das entidades que a integram, como órteses e próteses, materiais descartáveis como seringas e curativos, equipamentos médicos de pequeno a grande porte, equipamentos de proteção individual (EPIs) como máscaras e luvas, respiradores, produtos para análises e testes como reagentes, instrumentos cirúrgicos, bombas de infusão, entre outros. Não fazem parte medicamentos e vacinas.
Já em relação às exportações, o Brasil exportou em produtos de saúde para os países árabes US$ 1,2 milhão de janeiro a março, uma queda de 56% sobre igual período de 2019. Fatores parecidos com os da importação pesaram nessa queda.
Em produtos de saúde, o Brasil tem uma balança comercial deficitária, já que importa muito mais do que exporta. O fornecimento é concentrado e vem principalmente de Estados Unidos, Europa, China e Japão. O Brasil também exporta produtos de saúde e tem na exportação uma gama mais diversificada de parceiros comerciais, incluindo EUA, Europa, América Latina e Oriente Médio.
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe
-
set, 01, 2022
0
Petroleiro bloqueia Canal de Suez por mais de cinco horas
-
Aço e Alumínio
nov, 07, 2023
0
‘A situação está ficando dramática’, diz CEO da Gerdau sobre importações de aço da China
-
Outras Cargas
maio, 15, 2024
0
Estudo aponta aumento de 22,9% na importação de fertilizantes
-
Economia
maio, 15, 2023
0
Argentina investe na importação de alimentos para conter alta de preços