Automotivo

Exportação de automóveis cai 23,4% em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado

set, 04, 2020 Postado porSylvia Schandert

Semana202036

Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea divulgados nesta sexta-feira, 04 de setembro, apontam que a  exportação da indústria automobilística caiu 23,4% em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos oito meses, foram embarcados 176,7 mil veículos, um recuo de 41,3% em relação ao mesmo período de 2019. A queda na exportação de veículos é um dos reflexos da pandemia  causada pelo novo coronavírus.

Já a receita com exportações das montadoras de janeiro a agosto somou US$ 3,1 bilhões, uma queda de 34% na comparação com o mesmo período de 2019.

As fábricas de veículos retomaram a atividade em ritmo mais lento, depois da pandemia, para atender a uma demanda menor no mercado interno e nas exportações. Com 210,9 mil unidades, a produção no mês passado ficou 21,8% menor do que em igual período de 2019.

Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, o resultado de 2020 indica até agora uma perda de quatro meses de produção em relação a 2019.

No acumulado do ano, deixaram as linhas de montagem 1,11 milhão de veículos, o que representou uma retração de 44,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Vendas

Ainda num reflexo da crise provocada pela pandemia, a venda de veículos no país recuou 24,5% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram licenciados 183,4 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, o setor entra no terceiro trimestre mais ajustado e começa a se adaptar à nova demanda. O setor terminou o mês com estoque suficiente para 23 dias de vendas, igual ao de julho.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o volume de vendas recuou 35%, para 1,16 milhão de veículos, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Fonte: Valor Investe

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.