Com reservas perto do fim, China aumenta as exportações de carne suína
set, 23, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202037
Dados divulgados pela Alfândega Chinesa nesta quarta-feira, 23 de setembro, apontam que as importações de carne suína pelo país asiático em agosto dobraram em relação ao mesmo mês de 2019, para 350 mil toneladas, com o país buscando recompor seus estoques. Apesar disso, as importações recuraram frente a julho, quando foram importadas 430 mil toneladas da proteína. O recuo é resultado do surto de coronavírus em países exportadores e importadores, reduzindo o número de unidades aptas a enviar o produto para a China.
Apesar de o nível de reservas de carne suína congelada da China ser segredo de Estado no País, especialistas acreditam que a China praticamente esgotou suas reservas de carne suína congelada, o que coloca em evidência a escassez de oferta no maior mercado mundial de proteínas depois de dois anos da chegada da peste suína africana ao país.
A China lidera a produção, o consumo e as importações mundiais de carne suína. Mas a consultoria londrina Enodo Economics estima que o volume tenha diminuído cerca de 452 mil toneladas entre setembro de 2019 e agosto deste ano.
De acordo com Diana Choyleva, economista-chefe da Enodo Economics, o país tem atualmente menos de 100 mil toneladas de carne suína em estoque. “Nesse ritmo,em dois a três meses eles vão ficar sem”, acrescentou ela.
Os números corroboram os comentários do representante agrícola americano em Pequim em recente relatório sobre o segmento no país, que destacou que “as reservas de carne suína parecem ter sido consumidas em sua maior parte no terceiro trimestre de 2020”.
O país registrou seu primeiro caso de peste suína africana em 2018. Desde então, perdeu mais de 100 milhões de porcos, o que elevou os preços internos a novos patamares históricos. O governo chinês reagiu vendendo carne congelada de suas reservas no mercado doméstico para tentar conter os preços.
Confira no gráfico a seguir o histórico das exportações brasileiras de carnes suína para a China e para o restante do mundo:
Exportações Brasileiras de Carne Suína (HS 0203) para a China x Mundo | Jan 2019 a Jul 2020| TEU
Gripe suína africana na Alemanha
Além da China, outro país que vem sofrendo com a gripe suína africana é a Alemanha. Já são 29 casos da doença em javalis selvagens desde o dia 10 de setembro, quando foi registrado o primeiro caso no país. Com os casos, a China e outros importadores vetaram a carne suína da Alemanha. No ano passado, a China foi o principal destino para as exportações alemãs de carne suína fora da União Europeia.
Fontes: Reuters e Valor Econômico
-
Carnes
mar, 18, 2024
0
Brasil poderá exportar ovos para a Rússia
-
Petróleo e Gás
maio, 23, 2022
0
Bolívia corta 30% do fornecimento de gás natural ao Brasil
-
Grãos
jul, 07, 2021
0
Produção de grãos crescerá 27% nos próximos dez anos, chegando a 333 milhões de toneladas
-
Portos e Terminais
dez, 21, 2023
0
BTP quer se tornar terminal verde no Porto de Santos até 2030 com investimento bilionário