Cota adicional de importação de etanol sem tarifa expira e não deverá ser renovada
dez, 14, 2020 Postado porSylvia SchandertSemana202051
A cota para importação isenta de etanol de países de fora do Mercosul, criada sob medida para os produtores americanos em setembro para agradar o presidente Donald Trump em plena corrida eleitoral, perdeu a validade nesta segunda-feira, 14 de dezembro, e não há sinais de que será renovada.
O Itamaraty não obteve avanços nas negociações para ampliar a entrada de açúcar brasileiro nos Estados Unidos, e a derrota de Trump nas eleições americanas esfriou
de vez as conversas sobre o assunto.
A cota aprovada em setembro pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) permitiu a importação de 187,5 milhões de litros de etanol isentas da Tarifa Externa Comum( TEC) de 20% por 90 dias, um adendo à cota anual de 750 milhões de litros que havia vencido no fim de agosto.
O setor produtivo brasileiro, a bancada ruralista e o Ministério da Agricultura eram contra a cota, por duvidarem de alguma contrapartida concreta dos americanos para mais essa concessão. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, bancou a benesse aos EUA e convenceu o presidente Jair Bolsonaro a aprovar aimportação.
Fontes próximas à ministra Tereza Cristina dizem que ela relatou ao segmento que não estavam ocorrendo discussões sobre renovação ou prorrogação da cota do etanol no governo. Qualquer alteração depende de uma decisão da Camex, o que normalmente envolve conversas internas prévias.
Fonte: Valor Econômico
-
Navegação
ago, 07, 2024
0
Os efeitos do AFRMM para o desenvolvimento da indústria naval brasileira
-
Portos e Terminais
jan, 03, 2019
0
Antaq aprova demolição de armazém do TES no porto de Santos
-
Economia
nov, 05, 2020
0
Em época de eleições americanas, como está o comércio agrícola do Brasil com os EUA?
-
Grãos
jun, 28, 2019
0
Exportações de soja devem retrair 14,6%