Portos e Terminais

CLI avalia alternativas para a expansão do Tegram

abr, 29, 2021 Postado porandrew_lorimer

Semana202118

O contínuo aumento dos volumes escoados pelo terminal de grãos da CGG Trading no porto de Itaqui, no Maranhão, levou a Corredor Logística e Infraestrutura (CLI), operadora da unidade, a começar a estudar uma nova ampliação de capacidade no local.

Dados da Datamar mostram que o número de escalas vem crescendo ano após ano e que a principal mercadoria movimentada é a soja seguida do milho e celulose.

Adquirida pela gestora IG4 Capital no fim do ano passado, a CLI, cuja sede é em São Paulo, é uma das quatro empresas que fazem parte do Consórcio Tegram, responsável pelas operações de grãos em Itaqui – as outras são a Glencore, a Terminal Corredor Norte, ligada à trading NovaAgri, e a ALZ Terminais Portuárias, controlada por Amaggi, Louis Dreyfus

Depois que a segunda fase do Tegram foi inaugurada, no início de setembro do ano passado, sua capacidade total foi elevada para 15 milhões de toneladas por ano. Foram investidos aproximadamente R$ 230 milhões nessa fase, concentrados na duplicação da moega ferroviária e em correias.

“Na boca do funil do ‘Mapito’ [confluência entre os Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins], o Tegram é um sucesso. Como as metas da primeira fase foram antecipadas e as da segunda fase também estão indo muito bem, já iniciamos estudos para uma nova expansão”, afirmou Helcio Tokeshi, diretor e sócio do IG4, ao Valor.

Em 2020, foram exportadas pelo terminal quase 8 milhões de toneladas de grãos, e o volume deverá alcançar 10 milhões de toneladas neste ano. A maior parte das cargas é de soja, mas o escoamento de milho também vem aumentando.

Se essa nova ampliação for realizada a partir da instalação de um terceiro berço com ship loader, provavelmente serão mais 7,5 milhões em capacidade com investimentos semelhantes aos da segunda fase. Mas essa é apenas uma das alternativas em análise, e uma decisão final também dependerá de negociações com os demais sócios no Tegram.

Única sócia do Tegram não vinculada a tradings, a CLI tem aproveitado sua condição de ser “bandeira branca” para atrair comercializadora de grãos “leves em ativos”, segundo Tokeshi. A agenda de inovação da empresa também está cheia, com aproximações em curso com agtechs e logtechs, disse o executivo.

 

Animada com os resultados que vem obtendo com a CLI, a gestora IG4 Capital intensificou as prospecções para a realização de novos investimentos em terminais portuários, conforme Tokeshi.

 

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.