Petróleo e Gás

Hackers buscam dinheiro não caos – ataque cibernético do Oleoduto Colonial, nos EUA

maio, 10, 2021 Postado porandrew_lorimer

Semana202120

Um grupo de ciber-criminosos supostamente responsáveis ​​pelo ataque de ransomware que fechou o maior oleoduto de combustível dos Estados Unidos disse na segunda-feira que só quer ganhar dinheiro, não perturbar a sociedade, enquanto Washington se esforça para ajudar a restaurar a rede.

Colonial Pipeline em seu quarto dia de paralisação, disse que tem um programa de reinicialização em fases e espera restaurar “substancialmente” o serviço até o final da semana. O ataque ao Colonial, fonte de quase metade do combustível na costa leste dos EUA, é um dos esquemas de sequestro digital mais disruptivos já relatados.

O hack desencadeou preocupações sobre picos no preço de gasolina no varejo e revelou as vulnerabilidades da infraestrutura de energia dos EUA para os hackers.

O FBI na segunda-feira culpou o grupo cibernético DarkSide. Uma declaração em nome do grupo dizia “nosso objetivo é ganhar dinheiro e não criar problemas para a sociedade”. Sua declaração não mencionava o nome Colonial Pipeline.

DarkSide potencialmente tem a sua base na Rússia ou na Europa Oriental, de acordo com especialistas, porque seu ransomware é manipulado para evitar a criptografia de computadores configurados para usar teclados russos, ucranianos, cazaques ou outros idiomas associados às ex-repúblicas soviéticas.

Ransomware é um tipo de malware projetado para bloquear sistemas, criptografando dados e exigindo pagamento para recuperar o acesso. Não se sabe quanto dinheiro os hackers estão buscando, e a Colonial não comentou se pagaria.

Após o incidente, os legisladores dos EUA pediram proteções mais fortes para a infraestrutura de energia crítica do país.

A Casa Branca também fez da reinicialização da rede de combustível uma prioridade e organizou uma força-tarefa federal para avaliar o impacto e evitar interrupções mais graves.

Medos sobre o preço nos postos de gasolina

No domingo, a Colonial disse que reiniciou algumas linhas menores entre terminais de combustível e pontos de entrega de clientes, mas suas linhas principais entre Houston e o Nordeste dos EUA permaneceram fechadas. A empresa não forneceu um cronograma para uma reinicialização completa do sistema de 5.500 milhas (8.850 km).

“Enquanto esta situação permanece em fluxo e continua a evoluir, a equipe de operações da Colonial está executando um plano que envolve um processo incremental que facilitará o retorno ao serviço em uma abordagem em fases”, disse.

A demanda por combustível no sudeste dos Estados Unidos já aumentou. Postos de gasolina em estados como Geórgia, Carolina do Norte e Tennessee estavam vendo algumas compras anormais, alimentadas por temores de demanda, disse Patrick De Haan, chefe de análise de petróleo da GasBuddy.

Essa região provavelmente seria a primeira a ver aumentos nos preços de combustível nos postos porque é a mais dependente da linha e tem menos fontes alternativas de abastecimento do que os estados mais ao norte.

A American Automobile Association disse que a média do preço nacional da gasolina subiu 6 centavos na semana, para US$ 2,96 o galão, o maior desde maio de 2018.

O Departamento de Transporte anunciou medidas de emergência no domingo para facilitar as entregas, suspendendo as restrições aos motoristas de caminhões de combustível em 17 estados afetados pela paralisação. A pasta poderá tomar medidas adicionais se a interrupção continuar.

Comerciantes de combustível dos EUA reservaram provisoriamente pelo menos seis tanques para enviar gasolina da Europa para destinos nos EUA após o ataque.

O sistema de dutos da Colonial movimenta mais de 2,5 milhões de barris por dia (bpd) de gasolina, diesel e combustível de aviação, abastecendo motoristas e os principais aeroportos.

A Hartsfield-Jackson International em Atlanta, o aeroporto mais movimentado do país, espera que a interrupção seja resolvida antes de qualquer impacto nos voos, disse um porta-voz.

Um conduíte alternativo menor que atende a mesma região já foi preenchido. O duto de combustível de 720.000 bpd da Kinder Morgan Inc vem trabalhando com os clientes para transportar volumes adicionais desde sexta-feira e atingiu a sua capacidade máxima para maio neste domingo, disse um porta-voz da empresa.

Se a interrupção se estender, os fornecedores de combustível precisarão usar caminhões e trens para transportar o combustível para compensar.

A Marathon Petroleum, maior refinadora dos EUA, disse que pode cumprir seus compromissos de fornecimento por enquanto, mas está trabalhando para encontrar maneiras alternativas de enviar combustíveis para o leste dos Estados Unidos.

Fonte: Reuters

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.