Grãos

Cadeia do amendoim amadurece e tende a crescer, diz estudo da Fiesp

maio, 31, 2021 Postado porSylvia Schandert

Semana202124

A cadeia do amendoim busca diversificar as áreas de plantio, incentivar o crescimento do consumo doméstico e ampliar a presença no mercado internacional com vendas de maior valor agregado. O movimento ocorre depois de ela registrar na última década forte aumento de produtividade, colheita, receita agrícola bruta e exportações.

Em linhas gerais, é o que diz estudo realizado pelo Departamento do Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Baseado em dados do IBGE, da Secretaria da Agricultura de São Paulo, do Ministério da Economia e do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), entre outros, o trabalho mostra que o segmento amadureceu e se profissionalizou, mas ainda carece de políticas de apoio específicas e ampliação de investimentos privados para alçar voos mais altos.

Confira no gráfico abaixo um histórico das exportações brasileiras de amendoim a partir de 2017:

Exportação Brasileira de Amendoim (HS 1202) | Jan 2017 a Abr 2021 | TEU

Concentrada no interior paulista, a área plantada de amendoim passou de 87 mil hectares, na temporada 1990/91, para 183 mil nesta safra 2020/21. Como a produtividade aumentou 128%, a colheita deverá saltar de 142 mil para 685 mil toneladas. Com preços mais elevados, o valor bruto da produção agrícola foi de R$ 2,67 bilhões em 2020, quase 40% mais que no ano anterior e montante 4,4 vezes superior ao de 1990.

Fonte: Valor Econômico

Para ler a matéria original completa acesse o link abaixo:

https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2021/05/31/cadeia-do-amendoim-amadurece-e-tende-a-crescer-diz-estudo-da-fiesp.ghtml

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.