Navegação

Caso sobre bloqueio de Suez é adiado para estender negociações sobre indenização

maio, 31, 2021 Postado porSylvia Schandert

Semana202124

Um tribunal egípcio adiou, no último sábado, 29 de maio, o caso envolvendo o bloqueio de Canal de Suez por um navio de carga por quase uma semana no início deste ano. O objetivo é estender o prazo de negociações sobre disputa financeira entre a Autoridade do Canal de Suez e o proprietário da embarcação.

A questão gira em torno do valor de indenização que a administração do canal está reivindicado pelo resgate do navio Ever Given. No início, a entidade exigiu US$ 916 milhões em compensação, que mais tarde foi reduzido para US $ 550 milhões, segundo o chefe da autoridade do canal, o tenente general Osama Rabie. O valor cobriria a operação de resgate, custos de tráfego parado no canal e taxas de trânsito perdidas na semana em que o Ever Given bloqueou a circulação de embarcações.

No entanto, proprietário japonês do navio, Shoei Kisen Kaisha Ltd., e as seguradoras envolvidas ainda consideram que a demanda é muito alta. Anteriormente, haviam oferecido US$ 150 milhões em compensação, mas a oferta foi rejeitada pela administração do canal. O Tribunal Econômico de Ismailia adiou a audiência para 20 de junho. A decisão aconteceu após o proprietário do navio apresentar uma nova oferta para resolver a disputa fora do tribunal, informou a entidade responsável pelo canal por meio de um comunicado. O documento não forneceu maiores informações.

Desde que foi libertado, o navio de bandeira do Panamá, que transporta cargas entre a Ásia e a Europa, foi ordenado pelas autoridades a permanecer em um lago no meio do canal enquanto seu proprietário e a autoridade do canal tentam resolver a disputa de compensação. Os dois lados trocaram a culpa pelo encalhe da embarcação.

Fonte: A Tribuna

Para ler a matéria original completa acesse o link abaixo:

https://www.atribuna.com.br/noticias/portomar/caso-sobre-bloqueio-de-suez-e-adiado-para-estender-negociacoes-sobre-indenizacao

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.