Crise hídrica pode ‘segurar’ o PIB agrícola
jun, 22, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202126
Principal motor do crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre, o setor agropecuário poderá perder dinamismo e encerrar 2021 com Produto Interno Bruto (PIB) estável depois de quatro anos consecutivos de crescimento.
Diante da consolidação das estimativas de quebras de safra em lavouras como milho, café, cana e laranja, por causa do baixo volume de chuvas, a consultoria MBAgro, por exemplo, já reviu para estabilidade seu cenário para o ano, que era de expansão de 2,5% a 3% do PIB do campo. O cenário poderá se agravar caso restrições para o uso da água, em estudo pelo governo, por causa da crise hídrica,de fato sejam adotadas e afetem a produção de frutas e hortifrutigranjeiros.
A soja, responsável por mais da metade da safra recorde de grãos neste ciclo 2020/21, já teve sua colheita concluída e não corre riscos, o que minimiza o impacto. Mas os riscos para a agricultura estão claros e mapeados por especialistas e produtores – que alertam, ainda, para a
alta dos custos de produção nas culturas irrigadas em função da alta dos preços da energia elétrica, usada para captar a água.
Fonte: Valor Econômico
Para ler a matéria original completa acesse o link abaixo:
-
Fruta
set, 04, 2023
0
Falta de auditores agropecuários ameaça exportações de uva para os EUA
-
Economia
jun, 14, 2022
0
China compra menos do Brasil por lockdowns, enquanto Europa importa mais petróleo brasileiro
-
Economia
ago, 09, 2022
0
Sob embargo, Rússia quase dobra exportações ao Brasil e negocia diesel
-
Fruta
fev, 06, 2024
0
Estado do Nordeste dispara exportação de frutas em quase 40%