Custo do transporte marítimo de arroz subiu 170% na pandemia
jun, 23, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202126
A pandemia de covid-19 teve impacto no custo do transporte marítimo de cargas. Na cadeia do arroz, o aumento do frete foi, em média, de mais de 170%,com picos de até 300% em alguns casos, segundo levantamento feito pelo projeto Brazilian Rice, iniciativa desenvolvida pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Apex-Brasil.
O estudo é resultado de consulta da equipe do Brazilian Rice a um grupo de empresas exportadoras de arroz beneficiado associadas à Abiarroz. As empresas ouvidas exportam a partir do Porto de Rio Grande (RS).
Confira abaixo um histórico da movimentação brasileira de arroz a partir de 2019, de acordo com os dados do DataLiner:
Nesse período de pandemia, houve ainda uma piora de 50% nas operações de transporte marítimo de cargas, conforme o levantamento. Isso fez com que 33% das empresas do setor arrozeiro reduzissem as exportações. Outras 50% mantiveram o volume de embarques e 17% aumentaram. “Há falta de espaços nos navios para embarcar as cargas de arroz”, disse, em nota, Gustavo Trevisan, diretor de relações internacionais da Abiarroz.
O setor também enfrenta a escassez de contêineres para o transporte do produto,afirma Trevisan. O levantamento mostra ainda que houve aumento no tempo de espera para o cereal chegar ao seu destino e indisponibilidade de carga para o embarque.
Fonte: Valor Econômico
Para ler a matéria original completa acesse o link abaixo:
-
Portos e Terminais
maio, 30, 2021
0
BTP protocola pedido de renovação antecipadade contrato no Porto de Santos
-
Logística Outros
jan, 20, 2022
0
CMA CGM estabelece sobretaxas para América Latina e Caribe
-
Portos e Terminais
mar, 02, 2021
0
Docas do Rio assina contrato para continuidade da operação da Petrobras no Porto do Rio de Janeiro
-
nov, 01, 2023
0
Argentina retoma exportações de cítricos orgânicos para a UE