Terminal de granéis sólidos volta a operar e incrementa movimento de cargas no Porto de Suape
jun, 28, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202127
O terminal de granéis sólidos do Porto de Suape, localizado na retroárea do Cais 5 do atracadouro, começou a operar, depois de dois anos e três meses com as atividades paralisadas. A área dispõe de 72 mil metros quadrados para movimentação e armazenagem de cargas diversas.
“Com essa retomada, Suape terá incremento na exportação e importação, tais como açúcar a granel e em sacos, granéis sólidos em geral, como fertilizantes e barrilha (sal branco e translúcido aplicado na produção de vidro, papel, sabão e detergente); coque de petróleo, granéis vegetais, entre outros”, pontua Roberto Gusmão, diretor-presidente de Suape. Ele revela que a chegada da primeira carga importada de coque verde de petróleo pelo porto marcou o reinício das operações do terminal, arrendado, temporariamente, pela empresa M&G São Caetano.
Assinado no último dia 16 de junho, o contrato de transição com a M&G tem duração de seis meses ou até a conclusão do processo licitatório do arrendamento definitivo pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que ocorrerá em 2022, para exploração do terminal por 35 anos. O espaço foi oferecido para arrendamento após a devolução da área pela Agrovia do Nordeste e autorização da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA). A M&G São Caetano participou do chamamento público em 2020 e ofereceu o maior preço do certame. O terminal tem capacidade para movimentar de 500 a 600 mil toneladas de carga por ano.
-
Automotivo
fev, 14, 2023
0
Hyundai começa a exportar o Novo HB20 para a Colômbia
-
Portos e Terminais
dez, 14, 2022
0
Ministros do TCU pedem reavaliação e desestatização do Porto de Santos fica para 2023
-
Carnes
maio, 27, 2021
0
Reconhecimento da OIE pode abrir novos mercados à carne do Brasil
-
Navegação
dez, 14, 2023
0
Maersk investe em logística integrada