Grãos

Agronegócio tem recorde de importações no 1º semestre de 2021

jul, 10, 2021 Postado porSylvia Schandert

Semana202128

O setor agropecuário fez importações recordes neste primeiro semestre. Além dos tradicionais produtos que o país tem de buscar no exterior anualmente, outros foram acrescentados a essa lista. De janeiro a junho, as importações de soja aumentaram 92%; as de milho, 102%; as de óleo de soja, 315%. Normalmente, as compras externas desses produtos são pontuais, mas, neste ano, ganharam características especiais.

As compras de soja e de óleo de soja ocorrem devido ao intenso fluxo das exportações brasileiras. Já as compras de milho se verificam porque a oferta interna, principalmente após o clima ruim na safrinha, será menor. O trigo, o mais importante alimento importado pelo país, manteve estabilidade nas compras. Foram 3,3 milhões de toneladas neste ano, um pouco abaixo dos 3,4 milhões de igual período de 2020.

Os principais gastos do país com importações no setor de agronegócio, no entanto, ficam com adubos e agroquímicos. Ambos atingiram patamares recordes neste ano. De janeiro a junho, as compras externas de adubo somaram 16,6 milhões de toneladas, 15% a mais. Já as despesas subiram para US$ 4,6 bilhões, 31% a mais.

Confira abaixo um histórico das importações brasileiras do agronegócio a partir de janeiro de 2018:

Importação Brasileira de Agronegócio | Jan 2018 a Mai 2021 | WTMT

O aumento de área de produção agrícola no país levou também a compras recordes de agrotóxicos. No primeiro semestre deste ano, foram adquiridas 135 mil toneladas desses produtos no mercado externo, com evolução de 23% em relação ao período anterior. A liderança é de herbicidas, inibidores de germinação e reguladores de crescimento. Foram 55 mil toneladas.

Fonte: Visão Agro

Para ler a matéria original completa acesse o link:

https://visaoagro.com.br/agronegocio/agronegocio-tem-recorde-de-importacoes-no-1o-semestre-de-2021/

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.