Taxação de carbono pela UE não impacta exportações do setor de calçados
jul, 15, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202128
Embora cerca de 20% de suas exportações tenham como destino países da União Europeia (UE), o setor calçadista não espera que o plano do bloco de taxação de carbono sobre produtos importados tenha impacto sobre as vendas para a região.
A UE lançou nesta quarta-feira (14) um abrangente plano para combater as mudanças climáticas e descarbonizar sua economia, um conjunto de medidas que inclui a taxação de carbono sobre produtos importados. A taxação de carbono sobre importados visa proteger a indústria da região de concorrentes estrangeiros que não estejam submetidos aos mesmos padrões ambientais.
“A medida, inicialmente, não nos impacta. Vão começar com setores de produtos homogêneos e onde há risco de vazamento de carbono”, diz a associação do que representa o setor, Abicalçados, por meio de sua equipe de comunicação.
A Abicalçados aponta que existe uma lista, publicada pela UE em 2019, de setores considerados expostos ao risco de fuga de carbono no período de 2021 a 2030 e que serão priorizados no mecanismo de ajuste de carbono na fronteira. “Selecionaram, inicialmente, desta lista: cimento,eletricidade, fertilizantes, ferro, aço e alumínio. Inclusive,calçados nem constam nessa lista de risco de fuga de carbono até 2030.”
Fonte: Valor Econômico
Para ler a matéria original completa acesse o link:
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/07/14/abicalcados-taxacao-de-carbono-pela-ue-nao-impacta-exportacoes-do-setor.ghtml
-
Petróleo e Gás
maio, 12, 2021
0
Petrobras aumenta exportação de óleo pelo Porto do Açu
-
Navegação
fev, 08, 2021
0
Brasil não renovará acordo bilateral de transporte marítimo com a Argentina
-
Portos e Terminais
ago, 15, 2023
0
Com nova linha, TCP alcança a marca de 19 serviços semanais
-
Portos e Terminais
set, 08, 2023
0
Chamamento público não atrai propostas concorrentes ao projeto do porto de Arroio do Sal