‘Perdemos tudo naquele dia’: um ano após explosão no porto de Beirute, Líbano ainda tenta se recuperar
ago, 04, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202131
O dia 4 de agosto marcou um ano da explosão do porto de Beirute. A catástrofe tirou a vida de mais de 200 pessoas e deixou mais de seis mil feridos, além de uma população traumatizada até hoje por uma tragédia que se soma a uma crise política e econômica pré-existentes e intensificada desde então. A comunidade internacional se mobiliza para tentar ajudar os libaneses.
Boa parte da população libanesa relembra o momento das explosão, mas também os parentes e amigos mortos na tragédia. “Todo mundo perdeu alguém. Nós perdemos tudo naquele dia”, afirma o militante Maraoum Karam.
Junto com o luto, os moradores também alimentam uma sensação de injustiça. Principalmente porque a gigantesca explosão foi causada por um incêndio em um depósito que armazenava centenas de toneladas de nitrato de amônio desde 2014, mas nenhum responsável foi julgado até agora.
A ONG Human Rights Watch (HRW) acusa as autoridades libanesas de negligência criminosa. Em um relatório de 126 páginas divulgado esta semana, a entidade documentou as inúmeras violações por parte dos políticos e das instâncias de segurança do país na gestão desse depósito de materiais perigosos.
Fonte: G1
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Aço e Alumínio
fev, 01, 2024
0
Pesadelo das siderúrgicas do país com as importações de aço chinês pode continuar em 2024
-
Portos e Terminais
out, 19, 2020
0
DataLiner: Confira o ranking dos portos e terminais no período de janeiro a agosto de 2020
-
Portos e Terminais
jun, 10, 2021
0
Governo Federal publica regras para desestatização da Codesa
-
Portos e Terminais
fev, 23, 2024
0
Vports fecha com Fortenave e vai diversificar cargas que passam por Vitória