Forte alta na exportação de soja do Brasil, exceto para a Rússia
fev, 04, 2019 Postado pordatamarnewsSemana201906
O maior exportador mundial de soja, o Brasil, embarcou 56% mais soja e seus derivados para 2,3 milhões de toneladas em janeiro, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec). No entanto, a Rússia pode restringir as importações de soja do Brasil, a menos que o uso de pesticidas (especialmente produtos contendo glifosfato) seja reduzido. Menos de 2% das exportações brasileiras de soja chegaram ao Brasil no ano passado. O gráfico do DataLiner a seguir mostra as exportações de soja pelos três principais portos para a Rússia:
Dados da Secex mostram que o país exportou 2,2 milhões de toneladas de soja crua em janeiro, gerando US $ 815 milhões em receitas de exportação. No entanto, o resultado é impressionante, uma vez que o Brasil ainda está no estágio inicial da colheita da soja. A China ainda é o maior comprador do Brasil, com 6 milhões de toneladas já reservadas para embarques. O gráfico a seguir mostra a tendência das exportações brasileiras de soja para a China nos últimos dez anos, como segue:
O Ministério da Agricultura registrou um nível 100 vezes menor de glifosato do que o prescrito pelo Codex Alimentarius, que é de 20 ppm. O limite russo é de 0,15 ppm.
-
Portos e Terminais
abr, 12, 2021
0
Log-In fecha contrato para um novo serviço com origem na Argentina
-
Portos e Terminais
set, 05, 2024
0
BTP inova ao concluir o primeiro projeto de rede privada 5G do setor portuário na América Latina
-
Grãos
jan, 12, 2023
0
Seca: Argentina alerta sobre pior safra agrícola em cinco anos
-
Grãos
fev, 07, 2020
0
Chinesa Cofco International anuncia mudança de comando no Brasil