
Agropecuária cai 2,8% no 2º trimestre e é o setor com maior queda no PIB
set, 01, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202135
A agropecuária recuou 2,8% no 2º trimestre de 2021, na comparação com os três primeiros meses do ano, a maior queda entre os setores e um dos destaques negativos no Produto Interno Bruto (PIB), que caiu 0,1%.
A indústria retraiu 0,2% e os serviços tiveram alta de 0,7%, mostram dados divulgados nesta quarta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“A agropecuária ficou negativa porque a safra do café entrou no cálculo. Isso teve um peso importante no segundo trimestre. A safra do café está na bienalidade negativa, que resulta numa retração expressiva da produção”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
Confira no gráfico abaixo um histórico das exportaçlões brasileiras de cafá por trimestre a partir de 2019. Os dados são do DataLiner:
Exportação Brasileira de Café por trimestre | Jan 2019 a Jun 2021 | TEU
A queda na produção também foi influenciada pela forte seca nas principais regiões produtoras de café, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. A falta de chuvas interferiu na floração das plantas e, posteriormente, no enchimento de grãos.
Apesar do resultado negativo frente aos primeiros meses do ano, o PIB da agropecuária cresceu 1,3% em relação a igual período de 2020.
Além disso, ao somar os resultados dos quatro últimos trimestres, o setor teve alta de 2% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
O avanço em relação ao ano passado foi puxada pelo desempenho positivo de alguns produtos das lavouras de soja (+9,8%) e arroz (+4,1%). Por outro lado, houve recuos nas estimativas de produção anual das culturas de café (-21,0%), algodão (-16,6%) e milho (-11,3%)
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e durante um certo período e serve como uma espécie de termômetro da evolução da atividade e da capacidade de uma economia gerar riqueza e renda.
Fonte: G1
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Carnes
fev, 26, 2025
0
Exportação de frango pode bater recorde em 2025
-
Grãos
nov, 18, 2021
0
Agropecuária turbina importação de bens de capital e insumos em outubro, diz FGV
-
Portos e Terminais
out, 14, 2024
0
Porto do Rio Grande capacita comunidade portuária para operação de novo sistema de acesso ao cais
-
Portos e Terminais
maio, 26, 2023
0
Transporte pela hidrovia de MS cresce 80% e Porto Murtinho deve exportar até 1,2 milhão de toneladas