Pós-Brexit: Grupo de Trabalho Brasil-Reino Unido busca avanços em acordos e nas relações comerciais
set, 03, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202135
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou, no último dia 02 de setembro, o Grupo de Trabalho Brasil-Reino Unido. Com o Brexit, o setor privado do Brasil identifica desafios e oportunidades no mercado britânico que demandam esforços de empresas e governos.
Dois pontos são considerados prioritários para a indústria nacional: formalizar um Acordo para Evitar Dupla Tributação (ADT) e o início formal de negociações para um Tratado de Livre Comércio entre o Mercosul e o Reino Unido.
“Mesmo em um momento tão complexo para a economia global, as exportações brasileiras para o Reino Unido cresceram 33% no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020”, pontuou o superintendente de Desenvolvimento Industrial da CNI, João Emilio Gonçalves.
Confira abaixo um histórico da movimentação de cargas entre Brasil e Reino Unido a partir de janeiro de 2019. Os dados são do DataLiner:
Movimentação entre Brasil e Reuni Unido | Jan 2019 a Jul 2021 | TEU
Para que a tendência se confirme, mantendo o crescimento, ele sugeriu que o grupo atue para concretizar ações possíveis de curto prazo e trabalhar nos objetivos mais complexos, de médio e longo prazo.
No panorama geral da balança comercial entre Brasil e Reino Unido, a relação comercial entre os dois países passou por uma queda acentuada. De 2011 para 2020, houve redução de 31% nas importações e de 51% nas exportações. No recorte apenas dos industrializados, o patamar se mantém, respectivamente, com queda de 31% e 44%.
Fonte: Comex do Brasil
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Grãos
maio, 08, 2020
0
China passa a aceitar assinatura eletrônica de certificados fitossanitários do Brasil
-
Portos e Terminais
abr, 16, 2020
0
Pecém registra um aumento de 11% na movimentação de cargas no primeiro trimestre, mas é cauteloso quanto ao crescimento futuro
-
Grãos
mar, 06, 2023
0
Mapa habilita mais 90 empresas para exportar milho para a China
-
Grãos
jan, 07, 2022
0
“Commoditização” já domina exportações até em SP