Braskem reduz em 83% a emissão de gases do efeito estufa com solução logística multimodal
set, 12, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202136
No primeiro semestre deste ano, a Braskem reduziu em 83% a emissão de gases do efeito estufa com transporte de contêineres via Tecon Santa Clara, terminal hidroviário da Wilson Sons, conforme estimativa feita pelo Tecon.
“O cálculo das emissões utiliza a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol e leva em consideração a quantidade de combustível utilizado por caminhões e pelas barcaças para o transporte do mesmo volume de carga, no percurso Triunfo – Rio Grande”, explica Cleiton Lages, Gerente de SMS do terminal.
Entre janeiro e junho de 2021, 49% de todos os contêineres carregados com produtos da Braskem foram movimentados pelo Tecon Santa Clara e transportados por barcaças até o Tecon Rio Grande. Lá, foram embarcados em navios de longo curso para exportação e de cabotagem.
Em 2016, a parceria entre Tecon Rio Grande e Braskem reativou o Píer IV do Terminal Santa Clara e marcou a retomada do transporte de carga pelo Rio Jacuí. A iniciativa segue sendo vista pelo mercado como uma alternativa ambientalmente mais limpa e importante para redução de custos logísticos e operacionais.
Com duas barcaças, o Tecon Santa Clara mantém quatro escalas semanais em Rio Grande. Os produtos – de importação, exportação e cabotagem – têm como origem ou destino as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Taquari, Serafina Corrêa. Além de resinas, as principais cargas transportadas são madeira, borracha e frango congelado. Entre os serviços disponibilizados pelo terminal, está a possibilidade de estufar e desovar produtos nos contêineres.
-
Blog Notícias (PT)
jan, 27, 2023
0
Algodão: Brasil exporta 92,22 mil toneladas em janeiro
-
Portos e Terminais
abr, 06, 2021
0
ANTAQ aprova análise das contribuições para desestatização da CODESA
-
Portos e Terminais
ago, 26, 2021
0
Docas do Rio movimenta 5,7 milhões de toneladas em julho e volume supera a média do 1° semestre
-
Navegação
nov, 11, 2020
0
Brasil terá primeiro navio híbrido da América Latina