Arábia Saudita suspende compra de 5 frigoríficos no Brasil após casos de “mal da vaca louca”
set, 14, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202136
Os dois casos atípicos de “vaca louca” registrados no Brasil este mês levaram a Arábia Saudita a suspender as exportações de carne bovina de cinco frigoríficos brasileiros. Todos os estabelecimentos ficam em Minas Gerais, local da primeira suspeita de ocorrência da doença, no início de setembro. Um animal em Mato Grosso também teve o diagnóstico.
A suspensão foi comunicada ao Brasil pelo adido agrícola em Riade, capital do país árabe, no dia 9 deste mês, com efeitos a partir de 6 de setembro. “O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que a suspensão foi publicada pela Arábia Saudita. Sim, o motivo está relacionado à EEB [EncefalopatiaEspongiforme Bovina, a doença da vaca louca]”, confirmou a Pasta.
A medida é diferente da tomada no dia 4 de setembro, quando o governo brasileiro suspendeu voluntariamente as exportações de carne bovina para a
China, conforme determina o protocolo de comércio bilateral dos países. Neste caso, a iniciativa partiu dos árabes.
Sobre a China, ainda não há previsão de quando os embarques serão restabelecidos. “As autoridades chinesas estão avaliando as informações técnicas enviadas pelo Brasil. Não existe um prazo estipulado”, respondeu o ministério.
Confira abaixo os volumes de carne bovina exportados pelo Brasil à China e à Arábia Saudita a partir de janeiro de 2018. Os dados são do DataLiner:
Sem riscos para o rebanho, o setor quer a revisão do protocolo para evitar prejuízos econômicos com a paralisação de exportações para o principal comprador de carne bovina do país. “Há tratativas em andamento com as autoridades chinesas para atualizar alguns itens do protocolo. Mas está em fase de avaliação pelo lado chinês”, concluiu a Pasta.
Fonte:Valor Econômico
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Portos e Terminais
mar, 04, 2024
0
Porto de São Sebastião realiza operação inédita de exportação de açúcar a granel
-
Portos e Terminais
jun, 25, 2024
0
Queda de atividade no Porto de Natal preocupa setor produtivo
-
Automotivo
jun, 04, 2024
0
BYD bate recorde histórico: vendas disparam 38% e exportações decolam 267%
-
Portos e Terminais
jul, 20, 2021
0
Ranking dos Terminais Portuários – Janeiro a Maio de 2020 -2021