
Plano para aceitar 6 novos países de uma vez na OCDE pode destravar adesão brasileira
set, 29, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202138
Depois de esperar anos para ingressar no clube das nações ricas, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil vê agora a possibilidade de um avanço como parte de um processo em que o secretário-geral da organização, Mathias Cormann, tenta levar adiante ao mesmo tempo a adesão de todos os seis países que estão na fila.
Fontes ouvidas pela Reuters confirmam que Cormann, um político australiano que assumiu a OCDE em março deste ano, tenta destravar o impasse das novas adesões com um plano de aceitar todos os seis os latino-americanos Brasil, Argentina e Peru e os europeus Romênia, Bulgária e Croácia de uma vez só.
Depois desse aceite oficial, a velocidade do progresso de cada um para participação plena dependeria do cumprimento das regras da organização.
A intenção é levar o plano para ser discutido na reunião de ministros que acontece em Paris na próxima semana, em um debate que poderia ser usado para destravar as novas adesões.
O próprio processo de adesão do Brasil, iniciado em 2017, parou em parte devido à oposição dos EUA a essa expansão da OCDE para as nações do Leste Europeu.
Fonte: Money Times
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Logística Outros
ago, 09, 2021
0
Projeto estadual de ferrovia avança, mas gera dúvidas
-
Portos e Terminais
mar, 15, 2022
0
Intermodal 2022: Suape foca em inovação e sustentabilidade
-
Grãos
ago, 19, 2022
0
Milho: Paraguai inicia exportações da safra 2022
-
Grãos
jan, 12, 2023
0
Conab reduz estimativa para a colheita de grãos no país nesta safra 2022/23 para 310,9 milhões de toneladas