Paraná pede descentralização das atividades de concessão
fev, 11, 2019 Postado pordatamarnewsSemana201907
O Paraná é o primeiro estado brasileiro a solicitar a descentralização das atividades de concessão, atualmente realizadas pela Secretaria Nacional de Portos. O Estado quer que a Autoridade Portuária de Paranaguá e Antonina (Appa) tenha a autonomia para estabelecer condições e administrar concessões independentemente de quaisquer intervenções externas.
A autoridade portuária afirmou ter vantagem de um melhor relacionamento com as concessionárias locais, know-how do mercado local, bem como total capacidade organizacional para administrar as ofertas de concessão conforme as exigências da Antaq. A Appa também é a favor de receber o produto da licitação diretamente, em vez de ser depositado na Tesouraria da União Geral como é o arranjo atual. A Appa propôs que o governo federal permita que alguns dos recursos gerados sejam utilizados em investimentos públicos.
Recentemente, o porto apresentou seus planos de expansão do píer no porto de Paranaguá em 23 de janeiro. O CompCont gráfico a seguir mostra o volume de carga do porto nos últimos dez anos:
-
Carnes
dez, 29, 2021
0
MT deve fechar 2021 com recorde nas exportações de carne, estima Imac
-
Portos e Terminais
dez, 17, 2019
0
ANTAQ realizará consulta pública para licitação de terminal no Porto de Aratu
-
Carnes
mar, 10, 2022
0
Carne bovina: exportação argentina cresce 24,6% em janeiro em base anual
-
Outras Cargas
jun, 10, 2020
0
Exportação de biscoitos, massas, pães e bolos industrializados cresce 49% no 1o. quadrimestre