Navegação

Exportação de farelo dispara com seca dificultando saída pela Argentina

out, 08, 2021 Postado porSylvia Schandert

Semana202138

Os embarques de farelo de soja pelo porto de Paranaguá aumentaram em setembro devido à forte demanda e à seca na América do Sul, que interrompeu uma rota de escoamento do produto via Argentina.

Em comunicado enviado à Reuters no último dia 08, a autoridade portuária de Paranaguá disse que os exportadores embarcaram 419.314 toneladas de farelo de soja no mês passado, um aumento de 35% em relação a agosto e de quase 33% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Os preços e a demanda internacionais favoreceram o aumento das exportações de farelo de soja do Brasil, segundo a Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (Atexp), citada no comunicado.

Além disso, o embarque de farelo de soja no Brasil com origem no Paraguai tem sido um fator.

“O país vizinho, que costumava transportar o farelo de soja por barcaça até os portos argentinos… teve que buscar alternativas”, disse o comunicado da autoridade do porto de Paranaguá. Devido à crise hídrica e o baixo nível de água da bacia do Rio da Prata, essas barcaças não podem navegar, por isso o produto está sendo enviado por rodovia e embarcado do Brasil, acrescentou o comunicado.

A previsão é que 150 mil toneladas de farelo de soja cheguem do Paraguai para serem exportadas de Paranaguá até o final deste ano, informou a autoridade.

Fonte: Money Times

Para ler a matéria original completa acesse o link:

https://www.moneytimes.com.br/exportacao-de-farelo-dispara-com-seca-dificultando-saida-pela-argentina/

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.