
Hidrogênio Verde: em Roterdã, Governo do Ceará assina memorando que prevê investimento de US$ 2 bilhões
out, 27, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202141
O governador do Ceará, Camilo Santana, assinou, nesta quarta-feira (27), em Roterdã, na Holanda, o 11º memorando de entendimento para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém, no Ceará. O protocolo, que prevê investimentos de US$ 2 bilhões nos próximos anos, foi firmado com o consórcio Transhydrogen Alliance, formado pelas empresas Proton Ventures, Trammo, Global Energy Storage e VARO.
O objetivo do projeto é produzir pelo menos 500.000 toneladas de hidrogênio verde por ano, que equivalem a cerca de 2,5 milhões de toneladas de amônia verde, e exportar para a Europa pelos portos do Pecém e de Roterdã, que são parceiros comerciais.
Hidrogênio verde
O HUB de Hidrogênio Verde do Ceará, instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, foi lançado neste ano em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). A ideia é buscar reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará, para assim impulsionar a economia do Estado. O hidrogênio verde (H2V) é produzido através de fontes renováveis.
Até o momento já foram assinados 11 memorandos de entendimentos com empresas nacionais e internacionais para implantação de projetos no HUB de Hidrogênio Verde do Ceará
-
Outras Cargas
mar, 28, 2022
0
Estoque de fertilizantes no Brasil é de 13 milhões de toneladas, diz consultor
-
Grãos
set, 20, 2024
0
Agronegócio brasileiro exporta 9,5% a menos em agosto
-
Portos e Terminais
maio, 13, 2024
0
Governo Federal adia leilão de terminais portuários
-
Fruta
set, 09, 2022
0
Setor de frutas estima queda de 15% nas exportações