China libera desembarque de carne bovina brasileira certificada antes de 4 de setembro
nov, 23, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202145
Em um sinal positivo nas negociações entre Brasil e China para a reabertura do mercado do país asiático à carne bovina brasileira, a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) autorizou, nesta terça-feira, 23 de novembro, o desembarque das cargas que foram certificadas antes de 4 de setembro – quando passou a valer a suspensão provocada pela confirmação de dois casos atípicos do mal da “vaca louca” no Brasil, em Minas Gerais e Mato Grosso.
Desde que o Ministério da Agricultura do Brasil suspendeu voluntariamente os embarques à China, seguindo o protocolo bilateral para a ocorrência de casos da doença, os frigoríficos temiam pelas cargas de carne bovina que estavam certificadas antes do embargo.
Confira a seguir um histórico das exportações brasileiras de carne bovina à China. Os dados são do DataLiner:
Exportação Brasileira de Carne Bovina (HS 0202) para a China | Jan 2018 a Set 2021 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Ao autorizar o desembaraço dessas cargas, a China emitiu um “sinal de boa vontade”, disse um executivo de um dos maiores frigoríficos brasileiros. Ainda não se sabe quando Pequim vai relaxar o embargo, mas a liberação dos produtos já certificados já é um grande alivio.
Pelos cálculos de uma fonte da indústria, o volume de carne bovina certificada — muitas delas a caminho da China ou já paradas nos portos — é significativo. Estima-se que cerca de 140 mil toneladas de carne bovina estejam nessa condição. Considerando um preço médio de US$ 6,3 mil por tonelada, trata-se de um estoque de quase US$ 900 milhões.
Fonte: Valor Econômico
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Meio ambiente
maio, 08, 2024
0
Companhia Docas do Ceará cria comitê de políticas de ESG
-
Portos e Terminais
jul, 24, 2020
0
Pela primeira vez, Porto de Suape recebe navio de 330 metros
-
Carnes
set, 03, 2024
0
Exportações de carne do Paraguai apresentam forte crescimento em 2024
-
Portos e Terminais
maio, 13, 2022
0
Após autorização da Receita Federal, Porto de São Francisco abre novo gate