Regras de Comércio

Brasil tenta prorrogar e ampliar a cota de exportação de arroz com destino ao México

dez, 09, 2021 Postado porSylvia Schandert

Semana202147

Na semana em que o navio Ocean Love, negociado pela TRC/Rice Brazil partiu com 32 mil toneladas de arroz em casca para o México, há intensa movimentação da política externa, autoridades setoriais e empresas interessadas em que os mexicanos prorroguem, até pelo menos 28 de fevereiro a isenção das taxas que concedeu ao grão brasileiro para o ano civil de 2021. A demanda já foi apresentada à representação do governo mexicano no Brasil e também diretamente ao Ministério da Agricultura do país norte-americano. A intenção é de que os mexicanos prorroguem a isenção de taxas até o dia 28 de fevereiro – final do ano agrícola – e, com isso, os gaúchos possam embarcar mais 43 mil toneladas de arroz em casca até lá.

As taxas não são o maior complicador, mas sim as restrições sanitárias que o México impõe. O país hispânico exige fumigação com produto que é proibido para expurgo em carga de grãos em porão de navios no Brasil, e ao mesmo tempo, não aprova o produto utilizado nos portos brasileiros. A medida, porém, só existe quando o México não precisa de arroz ou os brasileiros precisam disputar aquele mercado. Quando há demanda, o governo do país da América do Norte derruba a exigência. Em 2020 os mexicanos autorizaram a compra de 75 mil toneladas de arroz – base casca – no Brasil isenta de taxas e sob condições especiais. Como o Brasil só exportou 32 mil toneladas e não há tempo hábil para novo embarque até 31 de dezembro, prazo final estabelecido, sobrarm 43 mil toneladas.

Fonte: Planeta Arroz

Para ler a matéria original completa acesse o link: https://planetaarroz.com.br/brasil-tenta-prorrogar-e-ampliar-cota-de-exportacao-de-arroz-com-destino-ao-mexico/

 

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.