Porto de Santos apresenta mudança na forma como os navios serão cobrados a partir de 2022
dez, 20, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202149
Autoridades ligadas ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo, se reuniram no último dia 14 para discutir e apresentar novas medidas em relação a forma como os navios serão cobrados, em adequação a resoluções impostas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Estavam presentes no encontro representantes do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar) e da Santos Port Authority (SPA). As medidas devem entrar em vigor no cais santista já em 2022. A principal é que o valor cobrado pelas operadoras irá considerar a capacidade e o peso do navio, não o peso da carga transportada.
A mudança foi expressa na Resolução n° 32 da Antaq, publicada no dia 7 de maio de 2019. A medida impõe uma mudança na forma como os navios serão cobrados, com o objetivo de reestruturar e dar mais transparência ao setor, uma vez que as tarifas entre os portos do país serão padronizadas.
Segundo a SPA, a disponibilidade da infraestrutura do canal, berços de atracação e serviços como amarração é a mesma, estando o navio carregado ou não. Os descontos modelados para integrar a nova tabela tarifária da SPA têm o objetivo de incentivar a eficiência aliada à sustentabilidade das operações portuárias, em linha com a agenda ESG de melhores práticas de governança.
A estimativa é de que as tarifas sejam homologadas pela Antaq ainda em 2021 e a entrada em vigor ocorra de maneira escalonada entre fevereiro e abril de 2022.
Incentivos a mudanças
Outras medidas também foram definidas no mesmo encontro. Uma delas é que navios movidos a energia limpa, navios que escalam no Porto de Santos com alta frequência e navios de cabotagem terão descontos nas tarifas cobradas. Ainda conforme a SPA, embarcações que fazem uso eficiente das demais estruturas portuárias também receberão descontos.
Fonte: G1
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Navegação
jun, 05, 2024
0
COSCO converte quatro navios de 16.000 TEU para operar com metanol
-
Portos e Terminais
ago, 20, 2024
0
Mais de 840 contêineres com cargas fracionadas foram importados via TCP em 2024
-
Navegação
ago, 04, 2022
0
Pela primeira vez desde o inicio da pandemia, navios conseguem se manter mais fieis a seu itinerário
-
Economia
jan, 23, 2023
0
Comércio bilateral com o Chile gera superávit de mais de US$ 4,4 bilhões para o Brasil em 2022