Produtores oferecem algodão ao Irã em troca de fertilizantes
dez, 27, 2021 Postado porSylvia SchandertSemana202150
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) tem negociado com o governo do Irã para fechar negócios com o país, e o objetivo não é apenas exportar a pluma. Nas tratativas, a entidade também pretende garantir a compra de fertilizantes iranianos — como a ureia, usada largamente na cultura —, por meio de barter, um instrumento de troca da produção por insumo.
“Eles nos enviam ureia e nós enviamos algodão para eles. Seria um bom meio de negócio, de fortalecer a relação”, diz o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato. Os cotonicultores brasileiros, que se concentram principalmente em Mato Grosso e na Bahia, usam cerca de meia tonelada de ureia por hectare de algodão. O mecanismo de barter já é utilizado por exportadores brasileiros de soja e milho, que enviam grandes volumes de grãos e recebem o fertilizante.
O Irã sofre sanções econômicas dos Estados Unidos, o que dificulta o comércio com alguns países. Atualmente, os iranianos produzem cerca de 50 mil toneladas de algodão e importam até 150 mil toneladas, fornecida por Cazaquistão e Índia. O país está na lista dos dez maiores compradores mundiais da pluma e sua indústria têxtil está em expansão.
“É um mercado de 150 mil toneladas que nos interessa bastante”, afirma Busato. “O algodão brasileiro é de melhor qualidade. Eles estão querendo substituir o fornecedor”.
No início de dezembro, a cúpula da associação reuniu-se com o embaixador do Irã no Brasil, Houssen Gharibi, que confirmou o interesse na pluma brasileira. “Estamos olhando para o Brasil como uma fonte de importação. Como somos um grande produtor de petroquímicos e fertilizantes, podemos fornecer alguns materiais para serem exportados para o Brasil”, disse o diplomata em vídeo publicado pela Abrapa.
Confira a seguir os principais destinos do algodão brasileiro em 2021. Os dados são do DataLiner:
Top 8 destinos das exportação Brasileira de Algodão (HS 5201) | Jan a Nov 2021 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Em fevereiro, a entidade realizará um evento para promover o algodão brasileiro no Irã. Atualmente, o Brasil não exporta diretamente ao mercado iraniano. “O Brasil tem acessado esse mercado de maneira indireta, por meio de outros países que acabam re-exportando para os iranianos. Nosso objetivo é estabelecer um caminho direto de exportação para lá”, afirmou, em nota, o diretor de relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte.
Fonte: Valor Econômico
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Carnes
fev, 12, 2019
0
Marfrig e Minerva deram luz verde para exportar carne bovina do Uruguai para o Japão
-
Navegação
jun, 30, 2021
0
Maersk anuncia novos serviços do Extremo Oriente-EUA
-
Carnes
jun, 16, 2023
0
Com frango sobre trilhos, operação de transporte da Brado tem recorde
-
Outras Cargas
ago, 23, 2022
0
Fertilizantes: Brasil investe para garantir a disponibilidade