Com greve nas estradas e portos abarrotados, 2021 foi ano de crise logística no agronegócio
jan, 03, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202201
Em meio a um processo inflacionário, o preço dos combustíveis marcou as discussões sobre o transporte de cargas no início de 2021. O alto custo com o diesel levou caminhoneiros a realizar protestos pelo país logo no início do ano.
Filas
Após atraso no plantio, o escoamento da safra 2020/21 durante as ameaças de greve acabou enfrentando filas para embarque e desembarque nos portos brasileiros repetindo cenas vistas em anos anteriores.
Saída polêmica
Para contornar a alta dos combustíveis, o governo acenou com medidas que desagradaram a indústria de biocombustíveis e de óleos vegetais. Além da redução da mistura, a redução de impostos sobre o diesel também gerou polêmica no setor.
Ferrogrão
No transporte ferroviário, a principal aposta do governo para melhorar a infraestrutura para o escoamento de grãos teve o projeto suspenso pelo Supremo Tribunal Federal após a desafetação de parte do Parque Nacional do Jamanxim por decreto, o que fere a Constituição. Com isso, a ferrovia tornou-se alvo de debates sobre a sustentabiliade logística.
Seca
Nas hidrovias, as chuvas abaixo da média levaram à paralisação da navegação de interior no eixo Tietê-Paraná, uma das bacias mais afetadas pela seca do último ano.
Crise internacional
Em alto mar, um acidente no canal de Suez trouxe à tona uma crise desenhada ainda no início da pandemia. Sem contêineres e com fretes marítimos em patamares recordes, o setor enfrentou filas para embarcar produtos, chegando a improvisar na exportação para cumprir contratos.
Privatizações e concessões
Seguindo um plano de privatizações definido ainda no início do mandato de Jair Bolsonaro, o Ministério da Infraestrutura avançou nas concessões de estradas, portos e ferrovias. Com um novo marco legal para o setor ferroviário, o governo concedeu nove autorizações para construções de novas vias e conseguiu, no Senado, a aprovação da BR do Mar – projeto que permitirá a atuação de empresas internacionais no transporte de cabotagem.
BR do Mar
A BR do Mar, projeto que flexibiliza o afretamento de embarcações estrangeiras para serem usadas na cabotagem, avançou no Congresso. O projeto teve seu texto-base aprovado pela Câmara e aguarda a votação das emendas apresentadas pelos deputados.
Fonte: Globo Rural
Para ler o artigo original completo, visite:
-
Regras de Comércio
ago, 22, 2024
0
Mapa ultrapassa o próprio recorde e abre 100 novos mercados para o agro em 2024
-
Logística Outros
jun, 21, 2024
0
Wilson Sons retoma docagens de embarcações de apoio offshore em seus estaleiros, no Guarujá, no Porto de Santos
-
Mercadorias
out, 17, 2021
0
Ranking de mercadorias na Costa Leste da América do Sul
-
Portos e Terminais
nov, 22, 2021
0
Expansão do Porto de Santana eleva potencial de transporte de cargas e tráfego de navios no Amapá