Argentina: projeto quer eliminar retenciones nos grãos em áreas afetadas pelo calor
jan, 20, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202203
Deputados argentinos que fazem oposição ao governo apresentaram um projeto de lei que propõe a eliminação das retenciones (tributos sobre exportações) da soja e milho que estão dentro das áreas declaradas de Emergência Agrícola devido à seca e à última onda de calor.
A iniciativa busca reduzir para 0% as alíquotas de exportação de soja e milho, com vigência até dezembro de 2022, e convida as províncias a reduzir a carga tributária sobre o setor produtivo com redução de tributos como Lucro Bruto, Selos e Taxas.
O projeto reproduz dados da Bolsa de Valores de Rosário (BCR) que indicam que o estresse hídrico no verão fez com que as projeções de safra de soja e milho caíssem para 9 e 8 milhões de toneladas, respectivamente.
“A perda de receita líquida do setor produtivo já chega a US$ 2.930 milhões, o que resultará em menos fretes, menos serviços financeiros e de corretagem, menos consumo. No total, o impacto na economia argentina é estimado em US$ 4.800 milhões , ou 1% do seu PIB potencial”, alerta o projeto.
Fonte: Canal Rural
Para ler o artigo original, acesse:
-
Regras de Comércio
set, 21, 2020
0
Acordo Mercosul- UE poderá incluir declaração sobre o meio ambiente
-
Grãos
fev, 18, 2019
0
Colheitas de soja da Argentina são atingidas por fortes chuvas
-
Navegação
ago, 08, 2021
0
A.P. Moller – Maersk relata ganhos recordes e crescimento contínuo em logística no segundo trimestre
-
Portos e Terminais
maio, 19, 2022
0
Porto de Santos mantém volume de exportações de veículos em 2022