Sem poder embarcar fertilizantes, Belarus vai retaliar a Lituânia
fev, 03, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202205
Belarus decidiu retaliar a Lituânia depois de a estatal Lithuanian Railways anunciar que deixará de fazer o transporte ferroviário do potássio belarusso até o porto lituano de Klaipeda. Essa é a única rota de escoamento para o produto belarusso chegar ao restante do mundo.
O bloqueio que a Lituânia, país que integra a União Europeia, anunciou nesta semana integra as sanções econômicas que Estados Unidos e UE impuseram a Belarus. É pelo porto de Klaipeda que saem anualmente quase 13 milhões de toneladas de potássio da estatal Belaruskali, uma das maiores produtoras do insumo no mundo.
A partir da próxima segunda-feira, o governo do presidente Aleksandr Lukashenko vai proibir que produtos petrolíferos e fertilizantes químicos e minerais com destino à Lituânia passem pelas ferrovias de Belarus. Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores do país, por ano, cerca de 1,5 milhão de toneladas dessas cargas, avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, se deslocam pelo território belarusso. As cargas partem principalmente da Ucrânia.
“As perdas diretas do porto de Klaipeda, da Lithuanian Railways e de outros participantes da cadeia de suprimentos da Lituânia ocorrerão por um longo tempo, mas já está claro que chegam a centenas de milhões de euros”, diz o comunicado publicado no site do ministério.
O governo belarusso afirma que também são esperadas “perdas multimilionárias” com base em ações judiciais que já foram movidas contra a Lituânia.
Ainda segundo a Bielorússia, o país está adotando as soluções logísticas necessárias para reorientar os fluxos de cargas para portos de países “parceiros e confiáveis”.
Fonte: Valor Econômico
Para ler a matéria original completa acesse o link:
-
Navegação
set, 09, 2021
0
CMA CGM toma a decisão de interromper todos os aumentos de taxas spot
-
Economia
jan, 05, 2023
0
Uruguai obtem recorde de exportações em 2022
-
Economia
abr, 01, 2019
0
Brasil assina seis acordos de cooperação com Israel
-
Portos e Terminais
jun, 06, 2022
0
Novo secretário diz que privatização do Porto de Santos está no “prazo limite”