
Produtores de abacate do México sofrem sem exportações aos EUA
fev, 25, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202208
Os produtores de abacate no estado mexicano de Michoacan estão sentindo o impacto da decisão dos EUA de suspender as importações da fruta devido a preocupações de segurança.
Cerca de 20.000 toneladas de abacate, que normalmente seriam exportadas esta semana de Michoacan, ainda estão nas árvores, estima um produtor, o que significa que os fazendeiros não viram um centavo desde que a suspensão entrou em vigor em 11 de fevereiro. Nas fazendas, os agricultores de todo o estado já estimam as perdas em cerca de 1 bilhão de pesos (US$ 50 milhões).
O dinheiro ainda não está completamente perdido. Produtores como Humberto Solorzano, em Michoacan, estão monitorando ansiosamente as notícias, esperando que a proibição seja suspensa a qualquer momento e os abacates comecem a fluir para os EUA novamente.
A suspensão entrou em vigor depois que um inspetor do Departamento de Agricultura dos EUA disse ter recebido uma ligação ameaçadora em seu celular.
A associação de produtores de abacate do México, APEAM, se reuniu com várias autoridades dos EUA e locais para revisar as medidas e protocolos de segurança. Mas na quinta-feira o USDA disse está mantendo a proibição até que haja garantias de que a vida dos funcionários não está em risco.
Michoacan é, pelo menos por enquanto, a única região mexicana com permissão para exportar abacates para os EUA, e é responsável por suprir 80% da demanda americana pela fruta. Nos últimos anos, o estado costeiro, que fica a oeste da Cidade do México, foi apanhado em uma guerra brutal entre cartéis que se infiltraram no lucrativo comércio de abacate.
Outros produtores, como Peru ou Colômbia, podem ajudar a preencher parte do vazio deixado no mercado norte-americano pela suspensão, disse Solorzano. Mas sua produção está longe de ser suficiente para cobrir a demanda do país.
Fonte: Money Times
Para ler o artigo original completo, acesse: https://www.moneytimes.com.br/produtores-de-abacate-do-mexico-sofrem-sem-exportacoes-aos-eua/
-
Açúcar e Ethanol
abr, 11, 2024
0
Exportação de açúcar cresce 48,8% em março em comparação ao mesmo período do ano passado
-
Grãos
jun, 06, 2024
0
Brasil e China assinam protocolo para exportação de noz pecã brasileira
-
Grãos
nov, 22, 2019
0
Plantio de soja segue atrasado com RS segurando ritmo, diz Arc Mercosul
-
Regras de Comércio
maio, 23, 2024
0
Abertura de mercado para pepsina suína no México