Brasil atrai 90% dos investimentos em Agtechs na América Latina
fev, 24, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202208
O Brasil está na vanguarda da digitalização do agronegócio e o aumento dos investimentos em Agtechs, startups que oferecem soluções inovadoras e tecnológicas para todas as etapas da cadeia produtiva do campo.
O número de startups do agro apresentou crescimento de 40%, entre 2019 e 2021, passando de 1.124 para 1.574, segundo o estudo Radar Agtech, realizado pela empresa de consultoria e pesquisa Homo Ludens Research & Consulting, em parceria com a Embrapa e o fundo de investimento em soluções de tecnologia para agricultura e alimentos em toda a América Latina, SP Ventures.
Por meio do Programa de Internacionalização de Startups, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem ajudado as empresas do setor não só a ampliar a captação de recursos, mas a estabelecer operações no exterior, garantindo maior relevância ao ecossistema brasileiro.
Em 2021, mais de 14.500 empresas participaram das iniciativas promovidas pela Agência, que apoia cerca de 1.600 empresas do agro, o que confere um amplo know-how para o setor, tanto para startups como para companhias já consolidadas de diversos portes.
Uma das agtechs beneficiadas com apoio da ApexBrasil é a Raks, que produz sistemas inteligentes para o controle das irrigações, diminuindo o uso de recursos hídricos e elétricos nas plantações.
Internacionalização
Na opinião de Fabiana Kuhn, para uma empresa expandir os negócios externos, o mais importante é se conectar com o mercado local do outro país, entendendo o perfil de comportamento do público e as características regionais do setor. “Um passo importante é buscar uma rede de apoio que possa ajudar a empresa a acelerar a curva de aprendizado e de entrada no novo mercado, a partir das experiências já mapeadas, para que tenha um softlanding (aterrisagem suave)”, conclui.
Softwares, aplicativos e sistemas, como o da Raks, por exemplo, podem ser adaptados com maior facilidade, muitas vezes, necessitando apenas de uma atualização de idioma.
Tecnologia sustentável
Segundo o sócio da Homo Ludens Research & Consulting e co-coordenador do Radar Agtech Brasil, Luiz Ojima Sakuda, as Agtechs brasileiras também ajudam a consolidar a imagem de um agronegócio mais moderno e sustentável nos outros países.
Estudo da consultoria McKinsey mostra que o agricultor brasileiro é um dos que, em média, mais utiliza recursos digitais para as suas transações. Entre 2019 e 2020, o percentual de agricultores que utilizam algum meio digital em seus negócios subiu de 36% para 46%, bem à frente de norte-americanos e europeus, com 31% e 22%, respectivamente.
Fonte: Notícias Agrícolas
Para ler o artigo original completo acesse:
-
Petróleo e Gás
ago, 24, 2021
0
Estado do Rio deve receber R$ 50 bi em 3 anos para setor de petróleo, diz Firjan
-
Logística Outros
jun, 14, 2023
0
Projeto sobre túnel Santos-Guarujá tem tarifa equivalente à da balsa
-
Regras de Comércio
mar, 01, 2021
0
Medida provisória dispensa meta de exportação em ZPE para ampliar oferta de oxigênio
-
Carnes
ago, 18, 2022
0
Exportação de carne suína em 10 dias úteis atinge 59% em volume e em faturamento do total registrado em agosto de 2021