Macau suspende importação de carne brasileira após alerta de Hong Kong
fev, 24, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202208
O Instituto de Assuntos Municipais (IAM) de Macau suspendeu a importação de carne brasileira congelada por uma empresa após um lote ter testado positivo para o coronavírus (SARS-CoV-2) em Hong Kong.
O IAM sublinhou que testou amostras do interior e do exterior de embalagens de carne bovina do Brasil e de porco da Polónia, todas negativas para o novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, segundo um comunicado divulgado no último dia 22.
O IAM assegurou que testa regularmente, desde julho de 2020, amostras de embalagens de carne e outros produtos congelados, sem resultados positivos nos últimos três meses.
Na segunda-feira, o Centro de Segurança Alimentar da vizinha Hong Kong anunciou que três amostras de carne bovina do Brasil e uma amostra de carne suína da Polônia deram positivo para a presença de SARS-CoV-2.
O centro ordenou a eliminação de todo o lote e a desinfecção dos armazéns onde se encontrava a carne.
A 14 de Fevereiro, a Alfândega de Macau anunciou a detenção de dois homens, acusados de contrabando de dez toneladas de carne congelada.
As patrulhas das SA foram reforçadas para combater a entrada ilegal de pessoas e bens, “impedindo a entrada do coronavírus em Macau através de atividades ilegais”, indicou a SA.
A mídia estatal chinesa relatou regularmente multas impostas a comerciantes que importavam carne congelada ilegalmente.
Em 4 de janeiro, a polícia chinesa impôs uma sentença de dez dias de detenção a dois comerciantes em uma cidade do sudoeste do país, acusados de não submeter um lote de coxas de frango enviadas do Brasil para exames de saúde.
O governo chinês disse que os recentes surtos da variante Ómicron da covid-19 no país se devem, em parte, a produtos vindos do exterior.
No entanto, especialistas estrangeiros enfatizaram que o vírus se espalha principalmente por gotículas respiratórias, quando as pessoas infectadas respiram, falam, tossem e espirram.
A Covid-19 causou pelo menos 5.892.084 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o último relatório da Agence France-Presse.
A doença respiratória é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade no centro da China.
A variante Ómicron, que se espalha rapidamente e sofre mutação, tornou-se dominante no mundo desde que foi detectada pela primeira vez em novembro na África do Sul.
-
Outras Cargas
jun, 17, 2022
0
Exportações de calçados seguem em alta
-
Navegação
maio, 05, 2021
0
ONE é o primeiro armador a seguir a linha de aéreas e banir celulares da Vivo
-
Navegação
ago, 21, 2023
0
Infraestrutura portuária: uma questão ainda pendente na Argentina
-
Portos e Terminais
mar, 28, 2024
0
APS chama setores que atuam com café para agilizar exportações pelo Porto de Santos