Stolthaven Santos e Complexo do Pecém se unem para desenvolver HUB de Hidrogênio Verde
mar, 17, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202211
A Stolthaven Terminals e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Porto de Roterdã, na Holanda, anunciam a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para o estudo de um novo terminal de armazenagem no Porto do Pecém, no Brasil. O terminal se concentrará em fornecer serviços de armazenamento e manuseio de hidrogênio verde e produtos associados.
O anúncio ocorre após a visita do CEO do Complexo do Pecém, Danilo Serpa, e do Diretor de Engenharia, Fábio Abreu, ao terminal da Stolthaven, no Porto de Santos, no último dia 14 de março.
O Porto do Pecém está localizado no Estado do Ceará e possui grande potencial para geração de energia eólica e solar, fundamental para a produção de hidrogênio verde. A Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará) é totalmente integrada ao Porto do Pecém, que está conectado a uma ampla rede de distribuição de gás.
Como o maior porto da Europa, o Porto de Roterdã está bem posicionado para fornecer informações e conhecimentos valiosos, pois já está se preparando para operar como o centro de hidrogênio verde para a Europa. As propostas para o terminal do Pecém incluem um depósito alfandegado de amônia, matéria-prima utilizada na produção de hidrogênio.
Lançado em fevereiro de 2021 pelo Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Universidade Federal do Ceará (UFC), o HUB de Hidrogênio Verde (H2V) tem como objetivo transformar o território cearense em grande fornecedor global deste tipo de combustível, contribuindo diretamente para a descarbonização do planeta.
-
Grãos
set, 30, 2019
0
Brasil envia milho para os EUA pela primeira vez em 2019
-
Portos e Terminais
jan, 06, 2020
0
Porto do Itaqui começa o ano com obras de dragagem
-
Carnes
maio, 03, 2022
0
JBS compra duas fábricas no Oriente Médio
-
Logística Outros
set, 12, 2023
0
Brado registra recorde histórico de 10 mil contêineres no mês