Porto do Recife poderá receber embarcações maiores após conclusão da obra de dragagem
abr, 27, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202218
Navios com maior capacidade de transporte de cargas poderão circular com mais facilidade pelo Porto do Recife, em Pernambuco após a conclusão da obra de dragagem. Esta iniciativa será finalizada neste mês pela parceria do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, e o governo de Pernambuco, o que permitiu o aumento da profundidade na região.
Com investimento de R$ 27,9 milhões, o contrato de serviço incluiu os trabalhos de dragagem do Porto de Recife, de levantamentos hidrográficos inicial e final e de elaboração do projeto executivo. No total, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) removeram um volume de aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos de terra e sedimentos. Os recursos são fornecidos pela autarquia e a obra foi executada pelo Porto do Recife.
A medida favorece a movimentação de cargas e, consequentemente, o crescimento da prestação de serviços de importação e exportação de cargas nacionais e estrangeiras, uma vez que a região está dentro da rota de navegação do Mercosul e das principais rotas internacionais. O local atende um raio de mil quilômetros – incluindo os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Piauí, Ceará e Bahia.
Por estar situado em um centro urbano, às margens dos rios Capibaribe e Beberibe, o porto é considerado um ponto de acesso estratégico aos principais pontos da região metropolitana e ao litoral. No próprio estado, está distante 60 quilômetros do polo industrial e farmacoquímico de Goiana.
-
Portos e Terminais
jan, 06, 2023
0
Arábia Saudita e China lideram a lista de origem dos insumos para fertilizantes descarregados no Porto do Rio Grande
-
Portos e Terminais
jul, 09, 2020
0
Movimentação no Porto de Fortaleza cresce 9% no 1º semestre
-
ago, 15, 2022
0
Petrobras inicia venda de direitos minerários em potássio na bacia do Amazonas
-
Portos e Terminais
jun, 28, 2024
0
Scanners adquiridos pela Direção Nacional de Aduanas chegaram ao porto de Montevidéu