
Congestionamento portuário global melhora, mas ainda está longe do normal
jun, 02, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202222
Embora já tenham ocorrido melhorias nos atrasos dos navios porta-contêineres e no indicador de congestionamento portuário global, a situção atual permance longe de normal de acordo com a empresa dinamarquesa de análise de dados marítimos Sea-Intelligence.
Os analistas observaram que, embora 10,5% da frota global ainda esteja indisponível devido a atrasos na cadeia de suprimentos, este índice já apresenta melhora visto que 13,8% da frota estava indisponível em janeiro. Como resultado desta diferença, “3,3% da frota global foi liberada de janeiro a abril”, disse Alan Murphy, CEO da Sea-Intelligence.
Conforme mostrado na figura a seguir, as taxas de frete do China Containerized Freight Index (CCFI) estão altamente correlacionadas com a taxa de absorção de capacidade, mostrando claramente como essa perda de capacidade é o fator mais importante na crise atual.
De facto, verifica-se que a absorção de capacidade tem funcionado como o principal indicador para a evolução das percentagens, uma vez que o problema de congestionamento portuário global começou no final de 2020.
Em relação ao congestionamento do terminal, a Sea-Intelligence usou os avisos quinzenais ao cliente da HMM para calcular um índice de congestionamento do terminal.
Os analistas da empresa observaram que, na América do Norte, o índice vem subindo de forma constante desde que atingiu um pico de pouco mais de 80% em janeiro de 2022, embora ainda permaneça muito alto.
“No entanto, é interessante notar que, na Europa, houve uma melhoria substancial contínua no índice geral de congestionamento ao longo do mês passado – embora também deva ser notado que, apesar do declínio muito visível, o nível de congestionamento ainda é muito alto em comparação com a normalidade pré-pandemia”, comentou Murphy.
A nível indivídual, os portos na Espanha, Itália e Grécia apresentaram melhoras significativas, ao passo que não houve muito melhora em Roterdã e Hamburgo, de acordo com o relatório da Sea-Intelligence.
Fonte: Container-news
Para ler o artigo original completo, acesse:
https://container-news.com/global-port-congestion-shows-signs-of-improvement-still-far-from-normal/
-
Portos e Terminais
fev, 15, 2023
0
TMIB embarca 60 mil toneladas de milho produzido na Sealba
-
Grãos
out, 08, 2020
0
Argentina quer aprovação do Brasil para plantar e exportar trigo transgênico
-
Minérios
dez, 02, 2024
0
Líbia aumenta compra de minério de ferro do Brasil
-
Grãos
out, 28, 2024
0
Argentina projeta safra com alta nas exportações de trigo