CMA CGM faz movimento em escala industrial para produção de biometano
jun, 30, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202226
A CMA CGM e a gigante francesa de energia Engie estão coinvestindo em um projeto de biometano no porto central de Le Havre, no norte da Europa, que será capaz de produzir até 200.000 toneladas de gás renovável para a indústria naval até 2028.
O projeto, conhecido como Salamander, é a primeira iniciativa de uma parceria estratégica assinada entre a CMA CGM e a Engie em novembro de 2021 para produzir biometano de segunda geração em apoio a meta de alcançar emissões líquidas zero até 2050, disse a transportadora em comunicado na quinta-feira, 30 de junho.
A Salamander planeja entrar em operação gradualmente a partir de 2026 e produzir inicialmente 11.000 toneladas de biometano de segunda geração anualmente, apoiada por um investimento total de € 150 milhões (US$ 156 milhões), disse a CMA CGM.
A CMA CGM tem uma frota de 30 navios movidos a bicombustíveis prontos para o uso de e-metano atualmente em operação, além de 47 navios adicionais que devem se juntar à frota até o final de 2026. A tecnologia de motor bicombustível desenvolvida pela CMA CGM, que atualmente usa gás natural liquefeito (GNL), já é capaz de usar bio GNL, bem como metano sintético.
A transportadora observou em sua declaração que o metano sintético reduziu as emissões de gases de efeito estufa em até 67% em comparação com o óleo combustível com muito baixo teor de enxofre (VLSFO) em toda a cadeia de valor “well-to-wake”.
Maersk se aproxima do uso de metanol
Enquanto a CMA CGM investe na produção de biometano, a Maersk assinou acordos estratégicos com seis empresas para fornecer um total de 730.000 toneladas de metanol por ano até o final de 2025. O combustível será usado na frota recém-encomendada da Maersk de 12 navios movidos a metanol com capacidade de 16.000 TEU cada.
O metanol “verde” ou renovável é um produto químico produzido a partir de biomassa sustentável, muitas vezes chamada de biometanol, ou de dióxido de carbono e hidrogênio produzidos a partir de eletricidade renovável, conhecida como e-metanol.
Por sua vez, no projeto Salamander, a Engie está usando um novo método de produção de biometano de segunda geração usando resíduos de madeira e pirogaseificação, uma tecnologia de produção de energia que gera gás verde.
Fonte: Journal of Commerce
Para ler o artigo original completo, acesse: https://www.joc.com/maritime-news/container-lines/cma-cgm/cma-cgm-makes-industrial-scale-move-biomethane-production_20220630.html
-
Portos e Terminais
jun, 21, 2022
0
Draga Galileo Galilei inicia trabalhos para ‘salvar’ canal do Porto de Itajaí
-
Carnes
nov, 24, 2021
0
Tereza Cristina considera decisão da China “primeiro passo” para derrubar veto às exportações de carne brasileira
-
Portos e Terminais
dez, 20, 2022
0
Porto Itapoá bate recorde de exportações cross docking em 2022
-
Portos e Terminais
out, 08, 2020
0
Portos paranaenses registram movimento 28% maior em setembro