Portos e Terminais

Maersk e MSC estão de volta à disputa por área no Porto de Santos

jul, 08, 2022 Postado porSylvia Schandert

Semana202227

Conselho Administrativo de defesa Econômica, o Cade, emitiu uma nota técnica afirmando que a verticalização de armadores com terminais portuários não prejudica a concorrência. O posicionamento é baseado em uma disputa envolvendo empresas como a Brasil Terminal Portuário (BTP), a Maesrk e a MSC, que brigam para participar do leilão de um terminal de contêineres no Porto de Santos conhecida como Cais do Saboó. Apesar da leitura, o Cade aponta possível risco de concentração de mercado caso as empresas saiam vitoriosas do certame. 

Veja abaixo quais foram as cargas mais exportadas pelo Porto de Santos em 2022 até o momento. Os dados são do DataLiner.

Cargas mais exportadas pelo Porto de Santos | 2022 | WTMT

Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração) 

“As integrações verticais podem gerar efeitos pró-competitivos como redução dos custos de transação com a combinação de atividades complementares, que podem ser revertidos para melhora e inovação de produtos e processos, aumentando a eficiência econômica da empresa, e proporcionando ganhos em termos de preços e qualidade aos consumidores”, diz o Cade.

Depois de terem sua participação no leilão de um terminal de contêineres de 600 mil metros quadrados colocada em dúvida, a Maesrk e a MSC foram liberadas para participar da licitação. O Cade indeferiu medida preventiva que interfiria nos critérios para a participação de agentes econômicos no leilão. O pedido feito pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) era para que as empresas fossem vetadas dos certames pela participação incutir em “uma tendência de verticalização das operações” — o que, na visão do Cade, não prejudica a concorrência.

Fonte: Veja

Para ler o texto original completo acesse: https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/maersk-e-msc-estao-de-volta-a-disputa-por-area-no-porto-de-santos/

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.