Taxas de contêineres reefer superam o frete para cargas secas
ago, 17, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202233
As taxas de frete de contêineres reefer cobradas internacionalmente aumentaram mais de 50% no ano até o segundo trimestre de 2022, ficando par-a-par com o aumento nos preços de carga seca. Estima-se, ainda, que estas taxas devem aumentar ainda mais no terceiro trimestre, superando o valor do frete caixas secas, de acordo com a consultoria britânica Drewry.
No entanto, a Drewry relata que já houve alguma estabilização em alguns comércios frigoríficos, e espera-se que isso desencadeie modestas quedas até 2023, à medida que os proprietários de cargas recuam em aumentos insustentáveis de taxas de frete.
O Global Reefer Container Freight Rate Index da Drewry, uma média ponderada das taxas de frete nas 15 principais rotas comerciais com intenso fluxo de reefers, subiu 50,4% A/A no segundo e terceiro trimestres do ano. A leitura deve subir ainda mais, embora o ritmo de crescimento diminua.
No entanto, os consultores britânicos dizem que as rotas leste-oeste tiveram apenas aumentos modestos nas taxas de frete nos últimos quatro trimestres, já que a pressão sentida na capacidade diminuiu graças ao abrandamento do comércio de carne suína entre Europa/América do Norte e Ásia.
A exceção foi a linha Transatlântica-oeste que viu o volume saltar até 9% no ano até o segundo trimestre, enquanto as tarifas médias de frete dobraram no mesmo período, já que a abertura antecipada da economia norte-americana impulsionou o consumo nos setores hoteleiros, alimentação e entretenimento.
Olhando para o futuro, as taxas de frete de contêineres frigoríficos devem diminuir no próximo ano, mas em um grau muito menor do que os preços de caixas secas, uma vez que as taxas de contêineres reefer continuam abaixo do comércio mais amplo.
O tráfego global de reefers marítimos recuperou 2% em 2021 após um ano de 2020 devastado pela pandemia, atingindo 137,4 milhões de toneladas. No entanto, o comércio através de reefers desacelerou em 1,1% no primeiro semestre do ano. Por isso, a Drewry prevê que este comércio terminará o ano com um ganho anual de apenas 1%.
Drewry espera que o crescimento do comércio marítimo de contêineres refrigerados acelere nos próximos anos, expandindo a uma taxa média anual de 3% até 2026.
A transferência modal continuará a ser uma característica fundamental, de acordo com Drewry, com a parcela conteinerizada crescendo a um ritmo rápido de 3,7% da taxa de crescimento anual composta, pois a frota de navios reefer especializados continua a envelhecer com muito poucas unidades na carteira de pedidos.
Fonte: Container-News
Para ler o artigo original completo, acesse: https://container-news.com/reefer-container-freight-rates-to-outpace-dry-box-pricing/
-
nov, 21, 2018
0
Abate de bovinos no Brasil aumenta no terceiro trimestre
-
Portos e Terminais
maio, 04, 2023
0
Operação mira suspeitos de tráfico internacional de cocaína em containers e embarcações no Paraná
-
Economia
jun, 30, 2023
0
Movimentação de contêineres: Dados de maio divulgados pela Datamar apontam queda nas exportações e crescimento nas importações
-
Economia
ago, 08, 2022
0
Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 1,24 bi na 1ª semana de agosto