OMC indica estagnação no comércio global
set, 05, 2022 Postado porSylvia SchandertSemana202236
A demanda global por produtos exportados diminuiu consideravelmente. A Organização Mundial do Comércio (OMC) aponta para uma estagnação no crescimento das exportações e importações nos próximos meses.
Um barômetro da OMC sobre o comércio de mercadorias mostra tendência de queda nas exportações de produtos automotivos, componentes eletrônicos e também do frete aéreo. No primeiro semestre, o comércio internacional cresceu 1,4% em volume. Com a desaceleração, que continua, o ritmo das trocas globais vai na direção de um crescimento inferior aos 3% projetados pela OMC para este ano.
A menor demanda global já diminuiu a pressão sobre a capacidade dos navios e reduziu os custos de embarques de mercadorias. As taxas nas rotas para a China diminuíram 9% no mês passado, resultando numa queda de 40% em um ano, segundo a consultoria Capital Economics.
A China, maior nação comerciante do mundo (somando exportações e importações) voltou a ser uma fonte de preocupação com a imposição de novo de lockdown em grandes áreas de produção e exportação, como Shenzhen, Dalian e Guangzhou, para combater nova onda de covid-19.
As restrições em Chengdu poderão deprimir ainda mais as operações das fábricas dos fabricantes globais, incluindo a Apple, Foxconn Technology Group, Toyota Motor Corp. e Volkswagen AG. As informações são de que fabricantes do sudoeste da China, que dependem fortemente da energia hidrelétrica, já tiveram que reduzir a produção recentemente por causa de uma histórica onda de calor e seca. O número de contêineres passando por portos da China diminuiu em agosto.
Na Ásia, onde as exportações são um dos fatores que impulsionam as economias, a expectativa é de que uma desaceleração das vendas externas este mês deve se estender até o ano que vem. Muito vai depender do nível de recessão na Europa e da trajetória dos preços do petróleo, nota o banco UBS.
Na Coreia do Sul, houve contração nas encomendas de exportação de semicondutores e siderúrgicos, enquanto as vendas de automóveis e petroquímicos continuaram positivos, mas em nível mais baixo. Em Taiwan, as encomendas de produtos eletrônicos caíram 4% no trimestre passado comparado ao trimestre anterior.
Houve um bom aumento nas exportações de emergentes da América Latina, com alta de 4,6% no primeiro trimestre e de 0,6% no segundo, em volume. Está em linha com a tendência de crescimento do comércio de commodities agrícolas.
Para a OMC, a persistência da guerra na Ucrânia, as pressões inflacionárias e a esperada elevação de juros em economias desenvolvidas continuarão a provocar incertezas nas trocas globais.
Entre os europeus, a questão é sobre o nível da recessão que vai atingir a economia, ainda mais com a agressiva alta de juros a partir desta semana.
Fonte: Valor Econômico
Para ler o artigo original completo, acesse: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/09/05/omc-indica-estagnacao-no-comercio-global.ghtml
-
Portos e Terminais
out, 15, 2024
0
DP World inaugura escritório de gerenciamento de carga no Brasil
-
Economia
nov, 13, 2023
0
Uruguai reflete reorientação latino-americana dos EUA à China
-
Café
set, 14, 2021
0
Gargalos logísticos levam à queda das exportações de café
-
Portos e Terminais
dez, 20, 2021
0
Porto de Santos apresenta mudança na forma como os navios serão cobrados a partir de 2022