Empresas de navegação e produtores de hidrogênio verde se unem a favor dos combustíveis sustentáveis
nov, 14, 2022 Postado porGabriel MalheirosSemana202246
Organizações que atuam na cadeia de valor de transporte e alguns dos principais produtores de hidrogênio verde assinaram uma declaração conjunta na COP27, comprometendo-se com a adoção do uso de combustíveis verdes à base de hidrogênio ainda nesta década.
Os signatários concordaram em tornar comercialmente viável o uso em larga escala de navios que geram zero emissões de carbono até 2030; aumentar a produção de hidrogênio verde para 5,5 milhões de toneladas por ano até 2030; e alcançar a completa descarbonização do setor de transporte marítimo até 2050, o mais tardar.
A declaração conjunta “Green Hydrogen and Green Shipping”, mediada pela organização da ONU “Climate Change High-Level Champions” e pela ONG RMI, sem fins lucrativos, foi assinada por representantes da Iniciativa de Descarbonização de Transporte de Aspen, da Coalizão Getting to Zero, da Green Hydrogen Catapult, do Green Hydrogen Organization (GH2), ACWA Power, A.P. Moller – Maersk, CWP Global, Fortescue Future Industries, InterContinental Energy e MAN Energy Solutions.
“O caminho adiante é claro: o transporte marítimo participar da transição escalonada dos combustíveis fósseis para combustíveis de emissão zero. Os membros da coalizão Getting to Zero e outros signatários desta declaração apoiam firmemente este objetivo e já deram os primeiros passos para que isso aconteça. Os compromissos de hoje mostram que existirá oferta suficiente de combustíveis verdes e demanda o bastante para que se normalize o frete com zero emissões”, disse Johannah Christensen, CEO do Global Maritime Forum, parceiro fundador da Getting to Zero Coalition.
Ao trazer fornecedores e consumidores de hidrogênio verde em acordo sobre a urgência da adoção da tecnologia no transporte marítimo, a declaração conjunta visa criar confiança para a implantação de combustível de baixa emissão em escala para possibilitar reduções de custos e reduzir o risco de investimento.
“Estamos vivendo em um momento de emergência climática e precisamos acelerar rapidamente a disponibilidade global de combustíveis verdes,” disse Henriette H. Thygesen, CEO de frota e marcas estratégicas da A.P. Moller – Maersk. “O acesso ao hidrogênio verde é um caminho importante para garantir essa importante expansão para o setor de transporte como um todo e para nós da A.P. Moller – Maersk atingir nossa meta de zero emissões líquidas em 2040.”
Os signatários pediram às autoridades internacionais e governos nacionais que apoiem os compromissos do setor privado com uma política correspondentemente ambiciosa. A declaração conjunta pede especificamente à Organização Marítima Internacional e aos estados membros que se comprometam com uma redução de 100% das emissões para o setor marítimo até 2050, estabelecendo metas provisórias para incentivar o uso de pelo menos 5% de combustíveis com emissão zero até 2030.
“Para levar isso adiante, precisamos que os formuladores de políticas públicas tomem ações rápidas e ousadas para desenvolver uma estrutura política que apoie a transição, sem a qual a indústria marítima não pode esperar alcançar a descarbonização total até 2050,” acrescentou Johannah Christensen, da Coalização Getting to Zero.
Fonte: Splash247
Para ler o artigo original completo, acesse: https://splash247.com/shipping-joins-producers-to-scale-up-green-hydrogen-based-fuels-this-decade/
-
Grãos
jun, 14, 2021
0
Bunge anuncia retomada de moagem de trigo em Brasília
-
Logística Outros
dez, 22, 2020
0
Nova cepa do coronavírus fecha uma das rotas comerciais mais importantes da Europa
-
Portos e Terminais
maio, 28, 2024
0
Megaporto de Chancay receberá primeiros navios em 2025
-
Logística Outros
mar, 21, 2024
0
MRS bate recorde de produção, alcança R$ 6,9 bi em Receita Bruta e tem Lucro Líquido 37% superior a 2022 (R$ 1,2 bi)