Wilson Sons registra aumento em 96% das exportações para o Catar pelo Tecon Rio Grande
jan, 02, 2023 Postado porSylvia SchandertSemana202301
A Copa do Mundo de Futebol terminou, mas deixou resultados além dos gramados. Para a economia gaúcha, por exemplo, representou o fortalecimento junto a um importante mercado consumidor: o Catar, país-sede da competição.
A Wilson Sons, por meio do Tecon Rio Grande, praticamente dobrou as exportações para o país árabe comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro a novembro, houve um crescimento de 96% nas remessas via contêineres, resultado liderado, pelo frango congelado, que representou aproximadamente 85% deste total.
Somente para a ave beneficiada, foram utilizados 495 contêineres (reefer) ou 990 TEU. Além do frango congelado, madeiras, móveis e ovos estão entre os produtos exportados para o Catar. Ao todo, são 15.945 toneladas, que correspondem a 1.204 TEU.
Segundo José Eduardo dos Santos, Presidente Executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), o aumento da procura pelo frango congelado gaúcho se deve, entre outros fatores, à qualidade do produto no cenário internacional.
“Esse volume é reflexo da preferência pelo produto avícola brasileiro e em especial o do Rio Grande do Sul, que se enquadra entre os três maiores exportadores e produtores do Brasil. Vemos uma procura tanto dos países do Oriente Médio quanto da Ásia e Europa, até porque a influenza aviária vem se alastrando mundo afora e isso acaba restringindo um pouco o fluxo comercial de outros países como o Catar”, explica.
Além disso, o executivo constata que a Copa do Mundo influenciou nestes resultados, tendo em vista que o número de consumidores na Ásia Continental aumentou consideravelmente. Porém, as oportunidades não se esgotam com o término do torneio, avalia Santos.
“A preferência pelo produto brasileiro como a carne de frango é uma tendência que já se registra ao longo dos anos, uma vez que tem atendido não só o Catar como também muitos outros países da região. Para nós é muito positivo, pois a nossa meta é continuar prospectando o mercado e levando, principalmente, as marcas que produzem frango no Rio Grande do Sul para fidelizá-las cada vez mais junto aos importadores”, diz.
-
Carnes
maio, 03, 2024
0
Visita de premiê japonês é aposta para carne brasileira
-
Café
maio, 15, 2023
0
Mercado espera retomada na produção mundial de café
-
Portos e Terminais
jun, 01, 2023
0
APM Terminals anuncia que deixará de operar no Porto de Itajaí
-
Portos e Terminais
maio, 10, 2022
0
Empresas nacionais e estrangeira apresentam ao governo intenção de disputar o STS10