Brazil agriculture
Grãos

Exportações de grãos e derivados da Argentina geraram US$ 928,3 milhões em janeiro

fev, 03, 2023 Postado porSylvia Schandert

Semana202306

A liquidação financeira referente à exportação de grãos e derivados na Argentina somou US$ 928,3 milhões em janeiro, informaram a Câmara da Indústria do Petróleo da República Argentina (Ciara) e a Central Exportadora de Cereais (CEC). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o valor caiu 61%. Em relação a dezembro, houve queda de 75%.

Para os exportadores, as baixas refletem a entrada em vigor do “dólar-soja”, que acelerou as exportações nos meses anteriores, e a forte seca que prejudicou a produção do país.

Ciara e CEC afirmaram que “a renda mensal em moeda estrangeira, transformada em pesos, é o mecanismo que nos permite continuar comprando grãos dos produtores ao melhor preço possível. A liquidação da moeda estrangeira está fundamentalmente relacionada com a compra de grãos que serão posteriormente exportados, no mesmo estado ou como produtos industrializados, após transformação industrial”.

Além disso, lembraram que “a maior parte da receita de divisas neste setor ocorre bem antes da exportação, antecipação que gira em torno de 30 dias no caso de exportação de grãos e de até 90 dias no caso de exportação de óleos e refeições proteicas. Essa antecipação também depende do momento da campanha e do grão em questão, para que não haja atrasos na liquidação de divisas”.

O complexo formado por oleaginosas e cereais, incluindo biodiesel e outros produtos, representou 48% do total das exportações argentinas no ano passado. O principal produto de exportação do país é o farelo de soja (14,2% do total), seguido por milho (11%) e o óleo de soja (6,9%).

Fonte: Valor Econômico

Para ler a reportagem original, acesse: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2023/02/02/exportacoes-de-graos-e-derivados-da-argentina-geraram-us-9283-milhoes-em-janeiro.ghtml

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.