Peste suína africana na China deve cortar exportações de soja e aumentar vendas de carne
abr, 23, 2019 Postado pordatamarnewsSemana201918
A ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina Dias, relatou que as exportações de soja do país devem diminuir em 2019 devido ao surto de gripe suína africana na China. O surto deve matar até 200 milhões de suínos no país, reduzindo a demanda por ração animal feita a partir de grãos e oleaginosas, como soja e milho. No entanto, o crescimento potencial das exportações de carne para o destino provavelmente compensará a perda, de acordo com o ministro.
Na viagem que fará a China, ministra vai tratar das exportações de carne e soja https://t.co/izPugzMPbF pic.twitter.com/GT63p6OAg1
— Min_Agricultura (@Min_Agricultura) April 23, 2019
Segundo uma declaração do ministro da Agricultura, a China deve reconsiderar a proposta anterior do Brasil de permitir que 60 frigoríficos exportem para a nação. Atualmente, nove frigoríficos receberam aprovação. A DatamarNews informou que o governo chinês autorizou os exportadores brasileiros de carne suína a transportar gordura de porco comestível para atender às crescentes demandas locais resultantes do surto de peste suína africana no país. ”
Vamos vender nossa proteína em US$ 2 mil a tonelada, seja frango, carne bovina ou carne suína ”, disse Dias depois de se reunir com as partes interessadas do setor na sede da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), segundo a Reuters.
A ministra irá à China em maio, com escalas no Japão, Vietnã e Indonésia.
O gráfico do DataLiner a seguir mostra as tendências de exportação de soja, frango, porco e carne bovina do Brasil para a China:
A DatamarNews informou que os produtores brasileiros de soja também estão à mercê do tamanho ainda desconhecido do rendimento dos EUA nesta temporada e do fato de que os EUA também têm muito estoque para poupar após a guerra comercial entre China e EUA. As incertezas envolvendo a guerra comercial pode acabar afetando não apenas as perspectivas de soja do Brasil, mas também as da Argentina.
-
Portos e Terminais
nov, 16, 2021
0
Cresce movimento contra privatização dos portos
-
Fruta
jun, 19, 2020
0
Ceará se prepara para exportar melão
-
Açúcar e Ethanol
ago, 27, 2021
0
OIA vê déficit global de açúcar de 3,8 milhões de toneladas em 2021/22
-
out, 05, 2022
0
Cresce a receita das exportações de tabaco