Autoridade do Porto de Itajaí ‘não será exercida por empresas’, diz ministro Márcio França
fev, 23, 2023 Postado porSylvia SchandertSemana202310
O processo de privatização do Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, vai passar por uma análise do Governo Federal, mesmo após o aval do TCU (Tribunal de Contas da União) para o andamento do processo.
Márcio França assumiu como ministro de Portos e Aeroportos em janeiro. Ao ND+, via e-mail, revelou que “os comandos das autoridades portuárias não serão exercidos por empresas, ou mesmo estatais de outros países, que não têm como prioridade os interesses nacionais brasileiros”.
Atualmente, a autoridade portuária do Porto de Itajaí está nas mãos do governo municipal, como tem sido desde 1997. O contrato de concessão, que deveria vencer em dezembro de 2022, foi prorrogado por até dois anos, devido aos atrasos na privatização do porto.
“Assim, o ritmo de modernização e os investimentos necessários poderão ser feitos até com mais intensidade em função do caráter prioritário que o novo Governo Federal dá aos portos”, afirma o ministro.
No plano de privatização do terminal estão previstos investimentos que chegam a R$ 920 milhões nos primeiros três anos de concessão. O Ministério de Portos e Aeroportos ainda avalia a melhor maneira de garantir que os investimentos necessários ao Porto de Itajaí sejam realizados, seja de forma direta ou por meio de parcerias com o setor privado.
Porto trabalha para recuperar linhas de contêineres
A APM Terminals, que opera os berços privados do porto, trabalha na recuperação das linhas de contêineres, perdidas entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano. Uma das novas linhas, do Panamá, começou a operar em fevereiro.
A rota da linha prevê atracações em três portos brasileiros, além de outros na América Latina. Entre as cargas que deverão ser movimentadas estão produtos do gênero alimentício e cargas refrigeradas.
Veja abaixo um gráfico com a movimentação de contêineres do Porto de Itajaí no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2022. Os dados são do DataLiner.
Movimentação de Contêineres – Itajaí | Jan 2019 – Dez 2022 | TEU
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
Grupo de trabalho
A prefeitura de Itajaí criou um grupo de trabalho para tratar da situação do porto e cobrar agilidade no processo de desestatização. O grupo de trabalho inclui representantes de entidades e sindicatos ligados aos trabalhadores portuários, associação empresarial, vereadores e outras autoridades municipais.
“Precisamos ter uma unidade pelo bem do Porto de Itajaí. Neste grupo, iremos criar uma proposta, que seja consenso entre Município, entidades, sindicatos e a comunidade itajaiense. A intenção é solicitar ao Governo Federal agilidade no leilão do terminal para que haja mais segurança nas operações portuárias e para que possamos retomar o crescimento do nosso Porto”, destacou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
Fonte: ND Mais
Para ler a reportagem original, acesse: https://ndmais.com.br/economia/autoridade-do-porto-de-itajai-nao-sera-exercida-por-empresas-diz-ministro-marcio-franca/
-
Economia
jun, 24, 2021
0
IBGE: Empresas exportadoras empregavam em 2019 quase 10% do pessoal ocupado no país
-
Portos e Terminais
ago, 28, 2023
0
Recuperação da Ponte de Inspeção Naval em Santos traz novas utilidades e vai receber o VTMIS
-
Economia
maio, 24, 2022
0
Governo anuncia nova redução de 10% no Imposto de Importação de bens comercializados
-
maio, 14, 2024
0
Produção de laranja em SP e MG deve cair 24% em 2024/25