Chile fecha rodada de negociações visando modernizar acordo com EFTA
mar, 31, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202316
Com a participação da Subsecretária de Relações Econômicas Internacionais, Claudia Sanhueza, a V Rodada de Negociações para a Modernização do acordo entre o Chile e a Associação Européia de Livre Comércio (EFTA) – formada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein – terminou em Santiago.
A subsecretária Sanhueza destacou a importância das boas relações com a EFTA, e observou que “para o Chile, chegar a um Acordo Modernizado com a EFTA permitirá aos exportadores e investidores aprimorar sua presença no mercado europeu com regras e disciplinas claras, modernas e estáveis, sendo um passo natural e necessário para a política comercial chilena estreitar suas relações com toda a região europeia.”
Ela também destacou o estado das negociações e a possibilidade de que estas sejam concluídas no segundo semestre de 2023. “Com esse processo de modernização, certamente acredito que Chile e EFTA terão uma nova base para potencializar o futuro de nossa relação comercial bilateral,” disse Sanhueza.
O intercâmbio comercial do Chile com a EFTA totalizou mais de US$ 1.525 milhões em 2022, com um crescimento de 3,4% em relação ao ano anterior.
Em termos de valores, a Suíça é o maior parceiro comercial do Chile dentro do bloco EFTA, representando mais de 82,5% do comércio total. Seguem-se a Noruega com 16,9%, a Islândia com 0,5% e o Liechtenstein com 0,1%.
A EFTA é destino das exportações chilenas de minerais como ouro e prata, e de alimentos, nozes, tomate processado, vinho, entre outros produtos. Por sua vez, a EFTA é fornecedora de medicamentos, máquinas, relógios, entre outros produtos para o mercado chileno.
Fonte: PortalPortuario
-
Portos e Terminais
jul, 27, 2021
0
AmmPower assina acordo com o Porto Central no Espírito Santo
-
Blog Notícias (PT)
jan, 13, 2023
0
Importação de soja pela China salta em dezembro, mas cai em 2022 pelo 2º ano
-
Açúcar e Ethanol
jan, 27, 2019
0
Produção de açúcar previsto para subir na região centro-sul nesta temporada
-
Carnes
out, 06, 2021
0
China foi o destino de mais de 50% das exportações de carne bovina e suína do Brasil em 2021