Hamburg Sud volta a exportar pelo Porto de Mar del Plata
maio, 05, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202321
Os números do porto localizado na costa atlântica da província de Buenos Aires chamaram atenção indesejada neste início de 2023. No Porto de Mar del Plata, os desembarques do setor pesqueiro diminuíram 29% até 25 de abril e a carga destinada à exportações e importações diminuiu em 55% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Felizmente, esta última tendência poderá ter um alívio a partir desta semana. A operadora de serviços logísticos Terminal de Contêineres 2 (TC2) anunciou que a Hamburg Sud, membro do grupo Maersk, começará a exportar carga pelo porto local. Até agora, os departamentos comerciais de ambas as companhias marítimas operavam separadamente e seus contêineres eram enviados por terminais portenhos.
Os primeiros passos da mudança se materializaram na dúzia de contêineres que foram carregados com vieira patagônica trazidos pelo navio frigoríco “Erin Bruce”. A empresa armadora Wanchese opera conjuntamente com a Hamburg Sud e, agora, essa carga que antes seguiria sua rota através do modal rodoviário, será carregada no “London Trader”, navio porta-contêineres da Maersk, cuja escala está prevista para o fim de semana.
“É uma boa notícia dentro de um panorama muito crítico”, disse Emilio Bustamante, um dos diretores da TC2, que ainda não tinha clareza do aumento de potencial representado pelos contêineres de Hamburg. “Eles vão para o Brasil e Estados Unidos, dois mercados onde a pesca local tem bastante alcance e que não podíamos entrar já que até então operávamos desde o Mar del Plata,” enfatizou o executivo.
Conforme as exigências da Maersk para garantir que a carga possa seguir viagem a partir do terminal de Mar del Plate, o porto aumentará o número de tomadas para abastecimento elétrico de contêineres frigoríficos. No entanto, segundo números da própria Aduana, a maioria dos contêineres que passa pelo porto ainda viajam através da chamada Rodovia 2.
Movimentação de carga
Os números do primeiro quadrimestre estão bem abaixo do esperado. Entre janeiro e abril, foram exportadas 6.680 toneladas pelo porto, a maioria produtos da pesca. No ano passado, no mesmo período, foram contabilizadas 14.527 toneladas. Em fevereiro, por exemplo, não houve movimentação de cargas porque o navio que estava previsto para atracar saltou duas escalas consecutivas no porto.
A escassa safra de lula e especulações em torno do regime cambial acentuaram a grande queda nas exportações. O porto agora busca atenuar este processo com a carga da Hamburg Sud. No mês passado, apenas 1.046 toneladas foram exportadas pelo porto. Em abril de 2022 foram 6.578 toneladas, segundo estatísticas fornecidas pela própria operadora.
A Maersk adquiriu a Hamburg Sud em 2017 e possui uma frota combinada de embarcações que ultrapassa 770 embarcações, com capacidade de transporte de 4 milhões de TEUS.
Fonte: RevistaPuerto
Para ler a matéria original em espanhol, visite: https://revistapuerto.com.ar/2023/05/contenedores-de-hamburg-sud-vuelven-a-exportarse-por-mar-del-plata/
-
Grãos
abr, 18, 2021
0
Agronegócio brasileiro bate recorde de exportação em março 2021
-
Logística Outros
nov, 16, 2022
0
Rumo investe em Inteligência Artificial para aprimorar projeto de detecção de trilhos quebrados e reduzir risco de acidentes
-
Portos e Terminais
jan, 09, 2023
0
Volume de cargas movimentadas no Super Terminais aumenta 72% em 2022
-
Navegação
jul, 28, 2023
0
DB Schenker e Volvo Cars iniciam aliança verde para reduzir CO2 em transporte de autopeças