Importações de soja pela China em abril caem 10% com inspeção alfandegária mais rígida
maio, 09, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202322
As importações de soja da China caíram 10% em abril em comparação com o ano anterior, mostraram dados alfandegários nesta terça-feira, depois que um processo de desembaraço mais rígido na alfândega atrasou o processamento das cargas.
O maior comprador mundial de soja trouxe 7,26 milhões de toneladas da oleaginosa no mês passado, significativamente abaixo das 9 milhões de toneladas esperadas pelos traders, com base nas programações de navios.
Analistas e traders atribuíram a queda aos novos procedimentos alfandegários que começaram em abril, atrasando o desembarque de cargas de soja por até duas semanas.
O Brasil, maior produtor e fornecedor de soja, deve sentir em breve o impacto da diminuição do apetite da China pela oleaginosa. Veja abaixo o volume de soja do Brasil exportado por portos marítimos entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2023, de acordo com o DataLiner.
Exportações de soja para a China | janeiro 2020 – fevereiro 2023 | WTMT
Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)
“A inspeção reforçada na alfândega continuou durante todo o mês de abril e isso resultou em importações menores do que o esperado”, disse Rosa Wang, analista da Shanghai JC Intelligence Co Ltd.
A soja é esmagada para produzir farelo de soja, rico em proteínas e um dos principais ingredientes da ração animal, e óleo de cozinha.
Os esmagadores intensificaram as compras de soja desde o final do ano passado para atender a uma esperada recuperação da demanda do setor pecuário da China.
Mas a alfândega chinesa começou em abril a exigir que os comerciantes esperassem o resultado das verificações de quarentena antes de receber a soja até duas semanas depois, de acordo com Wang Mingwei, analista da Dayue Futures.
Os traders ou esmagadores podiam antes receber as remessas em seus próprios armazéns enquanto aguardavam a inspeção antes de iniciar o processamento, disse um funcionário da indústria.
Agora as cargas ficam retidas em entrepostos alfandegários até que a licença seja concedida.
O funcionário pediu anonimato devido à sensibilidade do tema para o comércio.
A mudança não foi anunciada publicamente. A Administração Geral de Alfândega da China não pôde ser imediatamente contatada para comentar.
Os atrasos elevaram os preços à vista do farelo de soja na China, disse um trader de Pequim, com o preço no centro de moagem de Rizhao subindo 13% em abril, para 4.320 iuanes por tonelada.
Com a soja de abril atrasada até o desembarque de maio, as importações de maio devem voltar a níveis elevados, provavelmente entre 9 milhões e 10 milhões de toneladas, disse Wang.
As chegadas de soja nos primeiros quatro meses alcançaram 30,29 milhões de toneladas, um aumento de 6,8% em relação ao mesmo período de 2022, também mostraram os dados.
Fonte: Reuters
Clique aqui para ler a matéria original: https://www.reuters.com/article/china-economy-trade-soybeans/update-1-china-april-soy-imports-down-10-y-y-on-stricter-customs-checks-idINL1N37608I
-
Navegação
dez, 09, 2019
0
Doria pode auxiliar na viabilização da BR do Mar
-
Navegação
jun, 21, 2023
0
Maersk fará conversão de navio porta-contêineres para motor de metanol bicombustível
-
Outras Cargas
fev, 07, 2022
0
Novas imposições chilenas devido à Covid-19 derrubam as exportações argentinas de vinho
-
Portos e Terminais
jan, 26, 2021
0
Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes movimentou mais de 1,4 milhão de TEUs em 2020