Portos e Aeroportos repassará R$ 9,4 milhões para a Antaq
maio, 17, 2023 Postado porGabriel MalheirosSemana202323
O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou nesta 3ª feira (16.mai.2023) um aporte de R$ 9,4 milhões para a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). O valor, que virá do FNAC (Fundo Nacional de Aviação Civil), será aportado neste mês e representa um incremento de 17% ao orçamento da autarquia. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
O montante será destinado, principalmente, a consultoria para realização de melhores práticas de concorrência nacional e internacional visando a levantar a relação entre receitas, custos e despesas por perfil de carga aquaviária; contratação de apoio especializado em áreas de estatísticas, economia e contabilidade; e soluções tecnológicas, como o licenciamento de sistema gerenciador de banco de dados Oracle, que desenvolve sistemas para atender às demandas, como estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental.
As principais hidrovias que serão objeto dos investimentos serão:
- Rio Madeira;
- Rio Tapajós;
- Rio Paraguai;
- Barra Norte;
- Rio Tietê-Paraná; e
- Rio São Francisco.
Ganho de logística
Para se ter uma ideia, uma hidrovia estruturante gera ganhos importantes para a logística nacional. Um único comboio de transporte aquaviário equivale a mais de 250 vagões ou a mais de 500 carretas, com impactos diretos em capacidade e em consumo de combustível e emissão de poluentes. Além disso, os custos de implantação de hidrovias são apenas de 2% a 8% daqueles necessários à implantação de ferrovias e rodovias, respectivamente.
A expectativa é que a criação de hidrovias possibilite um equilíbrio nos meios de transporte, estabelecendo maior intermodalidade e menor impacto ambiental.
Mesmo recebendo pouca atenção por parte do governo em 2022, as hidrovias foram responsáveis por transportar mais de 116 milhões de toneladas de carga, o que representa cerca de 10% de todo o transporte aquaviário ocorrido no período. “Transportar cargas por hidrovias custa 25% menos do que por rodovia, por exemplo. Além de ser um modal que causa um impacto ambiental muito menor”, ressaltou o ministro Márcio França.
Confira o documento com as definições das ações prioritárias da ANTAQ com o novo aporte neste link.
-
Economia
maio, 14, 2024
0
Exportações da China se recuperaram em abril, mas riscos persistem
-
Portos e Terminais
fev, 16, 2022
0
TCP realiza expansão do seu calado operacional
-
Portos e Terminais
jun, 23, 2020
0
Porto de Natal consegue licença ambiental
-
Economia
set, 05, 2023
0
Argentina: comércio com o Brasil se mantém moderado em Agosto